Tu és Pedro, e eu te darei as chaves do Reino dos céus.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16,13-20
Dom Giovani Carlos, bispo diocesano de Uruaçu, deseja a todo o Regional Centro-Oeste e especialmente à Diocese de Uruaçu, um Santo Natal. Ele destaca que o Senhor está no meio de nós e caminha conosco. O seu desejo é que todos nós vivamos a esperança e a alegria da presença do Senhor no meio de nós. Confira!
Celebramos mais uma vez o Natal do Senhor e nossas comunidades se preparam para louvar e bendizer a Deus que nos deu o seu Filho amado, conforme Dom João Justino, arcebispo metropolitano de Goiânia. Ele lembra que celebra pela primeira vez o Natal em terras goianas e deseja a todos um Santo e abençoado Natal e ainda que esses votos cheguem a todas as dioceses do nosso regional. Confira!
“O Natal é o Filho de Deus que veio até nós e entrou na nossa história. O verbo se fez carne e habitou entre nós”, diz o Cardeal Dom Paulo Cezar em sua Mensagem de Natal ao Regional Centro-Oeste. Ele afirma que Natal é tempo de paz, de fraternidade e de harmonia. Jesus, simples e pobre que nasce é o Filho de Deus que quer entrar no nosso coração e nas nossas famílias para transformar as nossas vidas. Confira!
Dom Jeová Elias, bispo de Goiás, convida a todos, em sua Mensagem de Natal, a renovar a esperança. Natal é a festa da esperança de um Deus que se faz humano, se faz pequeno, se faz um de nós para nos dignificar, para assumir a nossa dor, para renovar a nossa esperança. Confira!
Dom Carmelo Scampa, bispo emérito de São Luís de Montes Belos, em sua Mensagem de Natal, diz que a vinda do Filho de Deus entre nós é um momento extremamente importante para nós nos desejarmos aquilo que o Natal significa: luz que ilumina todo o homem, que veio entre nós e abre caminho de esperança, de um futuro em que nos sentimos contemplados em vista da realização plena da felicidade. Confira!
Dom José Francisco, em sua mensagem de Natal, anuncia a boa notícia: “O Senhor habitou no meio de nós”. Essa notícia é nossa esperança e o príncipe da paz continua habitando no meio de nós. Como bispo da Diocese de Ipameri, ele cumprimenta todos os seus diocesanos e estende as bênçãos de Deus a todas as dioceses do Regional Centro-Oeste. Confira!
Na Mensagem de Natal ao Regional Centro-Oeste e à Diocese de São Luís de Montes Belos, Dom Lindomar Rocha diz que Deus se faz um de nós na manjedoura, criança, no meio de nós. Esse evento mudou tudo em nossas vidas e Deus conosco é o grande mistério do Natal: em nossa vida, em nossa caminhada, e em nosso futuro. Confira!
Estamos nos aproximando do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo e o bispo de Rubiataba-Mozarlândia e secretário do nosso regional, Dom Francisco Agamenilton, diz que é tempo de reconciliação, pois no Senhor somos uma só família. Confira!
Dom João Wilk, bispo diocesano de Anápolis, destaca em sua Mensagem de Natal que esta festa é o ponto alto do calendário civil e do Ano Litúrgico. Ele cita São Francisco que disse que não teríamos a Páscoa, a festa mais importante do ano, se não tivéssemos o Natal que é a fonte daquilo que aconteceu na Páscoa, que é a cruz do Senhor. Confira!
Colabore diretamente na ação evangelizadora da Igreja. A distribuição dos recursos é feita da seguinte forma: 45% do montante arrecadado permanecem na diocese para subsidiar a ação missionária, evangelizadora e pastoral da própria Igreja local; 20% do total arrecadado são encaminhados para os regionais da CNBB, com a mesma finalidade, sustentar as estruturas regionais de evangelização; e os demais 35% destinam-se à CNBB nacional, de forma a garantir iniciativas e estruturas evangelizadoras em todo o Brasil, especialmente nas regiões mais carentes.
Estamos no caminho de preparação do Natal de Jesus e a palavra do Dom Adair para este tempo é que possamos ser Igreja forte a partir da manjedoura de Jesus que nos abençoa e nos ajuda a sermos santificados em nossas igrejas particulares do Regional Centro-Oeste.
Dom Waldemar Passini, em sua mensagem de Natal deste ano de 2022, destaca que celebramos o nascimento do Senhor na perspectiva vocacional, em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil. Confira!
Robson Calvo - Arquidiocese de Goiânia
Padre Paulo Henrique Teles de Almeida Coordenador da pastoral vocacional do Regional Centro-Oeste
O bispo de Jataí, deixa a todos sua mensagem de Natal. "Com esperança e com alegria vamos celebrar bem o Natal do Senhor".
O Arcebispo de Goiânia deseja a todos um Feliz e Santo Natal. "Esse tempo festivo marca todas as realidades e todas as pessoas". Assista!
"Não nós deixemos levar pelo pessimismo, mas pela esperança".
Bispo emérito de São Luís de Montes Belos.
"Minha prece de Natal é que se dicipe toda escuridão de sua vida".
"Que Jesus nasça em vossos corações e em vossas famílias". @dioceseanapolis
"É Natal! Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados".
O bispo de São Luís de Montes Belos diz que a luz de Cristo que brilhou a 2 mil anos continua a brilhar hoje em cada casa e família. Ele deseja que em 2021 essa luz brilhe ainda mais. Confira!
O bispo de Goiás, Dom Jeová Elias, deseja a todos um Natal Feliz e abençoado destacando que Deus vem ao encontro do seu povo. E isso acontece em um lugar de sofrimento, justamente para cuidar desse povo.
Confira a mensagem de Feliz Natal do bispo diocesano de Anápolis, Dom João Wilk a todo o povo de Deus do Regional Centro-Oeste da CNBB.
Mensagem do bispo de Uruaçu, Dom Giovani Carlos.
Dom Adair José Guimarães, bispo de Formosa (GO) e vice-presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, deseja a todos um Feliz e Santo Natal.
O bispo auxiliar de Brasília, Dom José Aparecido, deixa sua mensagem de Feliz Natal ao povo de Deus do Regional, destacando, sobretudo, as iniciativas desenvolvidas pelas lideranças pastorais, sacerdotes e religiosas e religiosos. Confira!
O bispo diocesano de Uruaçu-GO e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB motiva cristãos a participarem do processo eleitoral que se aproxima. A esperança cristã deve sempre nos fazer caminhar, diz ele. Confira!
Padre Geraldo Tadeu Furtado, da Congregação Rogacionista em Brasília-DF, relata a alegria de ser religioso consagrado. Ele explica que a congregação à qual faz parte, nasceu para servir a Igreja na dimensão vocacional e destaca que vale a pena ser um padre, um religioso, que doa sua vida pela Igreja de Cristo.
O coordenador da Pastoral Vocacional do Regional Centro-Oeste da CNBB, Padre Elias Silva, afirma neste vídeo que celebrar o Ano Vocacional Mariano é agradecer a Deus pela Igreja ter Maria como Mãe e exemplo vocacional.
O bispo auxiliar de Brasília, Dom Marcony Vinícius, destaca Maria como modelo vocacional que, pelo seu sim generoso, nos trouxe Jesus. Da mesma forma, segundo ele, precisamos também dar nosso sim para que Jesus possa chegar a todas as pessoas, por meio da nossa vocação.
O bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto, fala da generosidade de Nossa Senhora por ter dado seu sim a Deus. Por sua coragem, apesar da idade precoce, ela se tornou a grande protagonista da história da salvação!
O bispo diocesano de Rubiataba-Mozarlândia, Dom Adair José Guimarães, convida todos a rezarem pelas vocações, para que o Senhor envie santos e santas para a sua messe. Este Ano Vocacional Mariano, é tempo oportuno de criar momentos profundos de oração para que os operários levem adiante a Igreja de Cristo.
Neste ano Mariano Vocacional, não há como não falar da mãe de Jesus, que foi a primeira a testemunhar a vida do seu filho. O presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, Dom Messias dos Reis Silveira, destaca neste vídeo o papel de Nossa Senhora como apoio para a vivência da nossa vocação.
Dom José Aparecido, bispo auxiliar de Brasília e referencial para a Pastoral Vocacional Regional, diz que cada cristão precisa perceber o papel fundamental da Virgem Maria na história da salvação e na vida da Igreja que é chamada a ser um povo de discípulos missionários, pois Maria é modelo, sinal e incentivo para a realização plena da vocação pessoal e comunitária. Assista!
Joyce Suely da Silva, responsável pela Comunidade Shalom em Brasília, fala sobre a característica das novas comunidades, que é seguir Jesus no cotidiano da sociedade. "Somos chamados a estar inseridos no mundo com nossa vida inteiramente voltada para Deus".
Padre Geraldo Tadeu Furtado, da Congregação Rogacionista, explica que este Ano Vocacional Mariano, promovido pela Pastoral Vocacional do Regional Centro-Oeste da CNBB, é um tempo oportuno de conhecer a primeira vocacionada do Pai e, como ela, promover a pastoral vocacional da visitação.
Neste vídeo, o cardeal arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha diz que é importante cada um valorizar, assumir e vivenciar a própria vocação, de modo especial na comunidade onde cada fiel está inserido.
Irmã Maria Letícia, da Ordem de Santa Clara (Clarissas) diz que o Ano Vocacional Mariano é um período para o povo de Deus aprofundar sua devoção e espiritualidade em Maria, por meio de atos devocionais, mas também observando Nossa Senhora como modelo de resposta a Deus.
Segundo o bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto, é mandato imperativo do Senhor rezar sempre pelas vocações. Se rezamos, sempre Deus nos enviará operários, portanto, o Ano Vocacional Mariano, é uma grande oportunidade para rezarmos todos pelas vocações.
O bispo auxiliar de Brasília, Dom Marcony Vinícius, convida à Oração pelas Vocações, costume da Igreja que tem por objetivo suscitar novas vocações sacerdotais, ministeriais, religiosas, em nosso Regional Centro-Oeste, para que tenhamos um futuro de anunciadores e evangelizadores que doem suas vidas pela missão da Igreja.
O bispo auxiliar de Brasília e referencial para a Pastoral Vocacional no Regional Centro-Oeste da CNBB, Dom José Aparecido Gonçalves, convida o povo de Deus nesta porção da Igreja no Brasil, a participar da Jornada Vocacional Regional, que acontecerá nos dias 6 e 7 de maio, em Brasília. Participe!
O coordenador da Pastoral Vocacional no Regional Centro-Oeste da CNBB, padre Elias Silva, convida o povo de Deus nesta porção da Igreja no Brasil, a participar da Jornada Vocacional Regional, que acontece nos dias 6 e 7 de maio, na Arquidiocese de Brasília. Participe!
O presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, Dom Messias dos Reis Silveira, convida os jovens nesta porção da Igreja no Brasil, a rezarem pelas vocações, por ocasião do Ano Vocacional Mariano, celebrado neste ano de 2017
O bispo diocesano de Rubiataba-Mozarlândia, Dom Adair José Guimarães fala sobre a importância do Ano Vocacional Mariano e convida os jovens a rezarem por esta dimensão tão importante, que faz parte da essência do ser humano. Ele pede ainda oração pela vocação matrimonial, celeiro de todas as vocações.
Um momento de graça envolveu as dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal), nos dias 6 e 7 de maio, em Brasília. É que aquela Arquidiocese acolheu a I Jornada Vocacional Regional. O evento que reuniu mais de 2 mil pessoas, foi o ápice do Ano Vocacional Mariano, compromisso comum assumido para este ano de 2017, pelas dioceses nesta porção do povo de Deus, com o objetivo de fomentar as vocações pelo exemplo de Maria.
Oração dos Bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB pelo atual momento do Brasil.
Os bispos do Regional Centro-Oeste, diante da realidade sócio-política e econômica do Brasil, colocam-se em oração diante do Senhor e convidam todos os fieis a se irmanarem a eles, para suplicar em favor do nosso país.
© 2025 CNBB Centro-Oeste - Todos os direitos reservados
Rua 93, nº 139, Setor Sul, CEP 74.083-120 - Goiânia - GO - 62 3223-1854