Com o tema “A importância da Palavra na vida dos cristãos” aconteceu de 30 de agosto a 1º de setembro, o VIII Encontro Regional de Liturgia, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF) em Goiânia. O evento começou na sexta-feira (30) com a acolhida dos participantes, cerca de 70 pessoas, vinda das várias dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB.
O bispo referencial para a Pastoral Litúrgica do Regional, Dom Marcony Vinícius, abriu o evento com a exposição do tema “A Palavra de Deus revelada: a importância da Palavra de Deus na vida do homem”. Em suas colocações, ele afirmou que a Palavra é para nos tornar perfeitos, isto é, “homens de Deus; praticando perfeitamente toda a obra.”. Dom Marcony salientou que essa perfeição começa por se deixar e querer aprender o que Deus quer conosco. “Com sua Palavra que é verdadeira e não nos engana, o Senhor nos fazer colocar valor em cada ato, pensamento, dando assim valor à vida”. Essa Palavra, continuou o bispo, deve tornar-se parâmetro de vida do ser humano, aquilo que diz respeito à Palavra revelada de Deus.
Dom Waldemar Passini Dalbello, bispo de Luziânia e presidente do Regional Centro-Oeste, apresentou no sábado (31) o tema “A Palavra de Deus ouvida e proclamada: a Palavra de Deus na liturgia e nos sacramentos”. No mesmo dia, no período da tarde, Dom Marcony fez reflexões sobre “a Palavra de Deus ouvida e proclamada: introdução ao lecionário”. Padre Wolney, coordenador da Pastoral Litúrgica Regional, abordou o tema “A Palavra de Deus celebrada: ministério do leitor”. A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz.
No domingo, padre Fábio Carlos, da Diocese de Anápolis, expôs o tema “A Palavra de Deus celebrada: celebração da Palavra de Deus na ausência do presbítero”. “O Concílio Vaticano II recomenda que se realize a Celebração da Palavra de Deus ao longo do ano litúrgico”, disse ele, e citou o documento Sacrosanctum Concilium “especialmente onde houver falta de sacerdote” (35.4). O palestrante falou também dos cuidados necessários na preparação litúrgica da celebração da Palavra. “É fundamental o cuidado com os ritos e sinais; com os cantos para que sejam de acordo com o espírito da liturgia; com a preparação dos ministérios e serviços, sobretudo o da pessoa que dirige a assembleia, leitores e os salmistas; com o espaço celebrativo, especialmente atentos ao lugar da assembleia e da mesa da Palavra, onde o Cristo se faz presente”, disse. “Na Constituição Dei Verbum, os pares conciliares equiparam a Palavra de Deus com o Corpo de Cristo”.
O VIII Encontro Regional de Liturgia foi encerrado com o almoço, após o momento da partilha em grupos e a avaliação.