O Dicastério para os Bispos realizou nos dias 1º a 8 de setembro, no Vaticano, o Curso Anual de Formação para Novos Bispos. Devido a pandemia do novo coronavírus, o evento foi dividido em duas partes, já que não acontecia há dois anos. Neste primeiro período contou com a participação de 155 bispos, dos quais 11 brasileiros, sendo quatro deles do Regional Centro-Oeste: Dom Giovani Carlos, bispo diocesano de Uruaçu (GO); Dom Dilmo Franco, bispo auxiliar de Anápolis (GO); Dom Jeová Elias, bispo diocesano de Goiás (GO); e Dom Lindomar Rocha, bispo diocesano de São Luís de Montes Belos (GO).
O tema central do encontro foi “Proclamando o Evangelho na mudança de período e após a pandemia: o serviço dos bispos”. O evento também aprofundou temas como família e a fraternidade universal através da sinodalidade. Nesta quinta-feira, 8, último dia do encontro, o grupo de bispos teve audiência com o papa Francisco. O site Vatican New relatou o encontro da seguinte forma, em matéria da jornalista brasileira Andressa Collet: “A Sala Clementina, no Vaticano, acabou se transformando – literalmente – num grande círculo de conversas entre os novos bispos e o papa Francisco. A audiência com o pontífice, na manhã desta quinta-feira (8), marcou o encerramento do curso anual de formação promovido pelo Dicastério para os Bispos […]”.
Uma curiosidade do curso é que foi oferecida tradução em seis idiomas, confirmando assim um enriquecimento com a cultura e o jeito de ser de cada um. Em breve publicaremos uma matéria mais completa sobre o curso. A segunda etapa começará no próximo dia 12 e seguirá até o dia 19, com a presença de 170 novos bispos, sempre com atividades realizadas na Universidade Pontifícia Regina Apostolorum, em Roma.
Com informações e fotos do Vatican News