Tema do papel dos regionais da CNBB é apresentado na assembleia geral

 

Dom Leonardo Steiner, secretário da CNBB, lembrou, no início da segunda sessão da tarde desta quinta-feira, 16 de abril, lembrou que o assunto dos regionais da Conferência tem sido colocado nas reuniões do Conselho Episcopal de Pastoral e do Conselho Permanente.

Os bispos do regional Centro-Oeste têm chamado, particularmente, a atenção do episcopado nacional sobre esse tema da importância dos regionais e necessidade de redefinições sérias a respeito do papel dos regionais para a Igreja do Brasil.

Dom Walmor Oliveira, arcebispo de Belo Horizonte, coordenador da comissão que tem estudado o tema, lembrou que é preciso aprofundar a importância dos regionais da Conferência dos bispos. Citou o Papa Francisco mostrando que a Igreja não é apenas uma liderança nacional. Algumas questões foram levantadas por dom Walmor: “os regionais podem desempenhar um papel mais decisivo na evangelização da região e uma presença pública da Igreja nessas mesmas regiões? Os representantes no Conselho Permanente levam as questões aos regionais? A sede nacional não está concentrando serviços que podem não ter benefício correspondente ao esforço feito? Os regionais não deviam ser o lugar da execução da pastoral e a sede nacional se ocupar das questões nacionais?” Diante desses questionamentos, a comissão tem refletido.

Dom Leonardo considerou que a questão será levada aos regionais aqui na assembleia e, posteriormente, será remetida para o Conselho Permanente da CNBB.