As dioceses do Tocantins visando fortalecer o espírito de comunhão e a evangelização, realizaram a 1ª Assembleia da Sub-Região Pastoral, nos dias 19 e 20 de outubro de 2012, no Centro de Treinamento de Lideranças, em Miracema do Tocantins. Foi trabalhado o Tema: “Igreja no Tocantins: é hora de assumir. Vamos em missão!” e Lema: “Como o Pai me enviou, também vos envio.” (Jo 20,21), bem como, as urgências da Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE-2011-2015), que iluminaram as cinco Arqui/dioceses neste importante acontecimento de nossa região.
A Abertura da Assembléia ocorreu com a celebração Eucarística presidida pelo arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães e concelebrada pelos demais bispos do Tocantins: Dom Giovane Pereira Melo (de Tocantinópolis), Dom Romualdo Matias Kujawski (de Porto Nacional) e Dom Philip Dickmans (de Miracema do Tocantins), além da participação dos delegados das Arqui/Dioceses.
O processo desta 1ª Assembleia teve seu início em dezembro de 2011, quando houve o estudo das (DGAE-2011-2015). A partir das cinco urgências, constituíram-se cinco grupos de trabalho sobre a responsabilidade de cada um dos cinco bispos, com o objetivo de construir uma proposta de ação para articulação das Igrejas no Tocantins. Em março de 2012, os bispos, coordenadores de pastoral, os representantes das pastorais e movimentos articulados no Estado, estiveram reunidos para dar novos passos nesse processo.
Assembleia, seguindo o processo, conheceu, refletiu e definiu as propostas de ação com base nas cinco Urgências das DGAE. Após definidas as linhas de trabalho foram assumidas: a Romaria Pe. Josimo e a participação no Centenário da Diocese Mãe – Porto Nacional. Houve ainda na assembleia, uma breve partilha das conclusões do 3º Congresso Missionário e a proposta da Cáritas nas Dioceses apresentadas pelo arcebispo Dom Pedro Brito. Por unanimidade os delegados da Sub-região Pastoral Tocantins, decidiram encaminhar à CNBB o pedido de criação do Regional Norte III.
Os encaminhamentos das decisões finais e a programação de reuniões e encontros da Sub-região Pastoral Tocantins, será conduzido pelo Grupo de Trabalho formado por dois representantes da cada diocese, mais a presença de Dom Philip Dickmans (Diocese de Miracema do Tocantins) e colaboração de Dom Pedro Brito Guimarães (arquidiocese de Palmas) e Dom Rodolfo Luis Weber (Prelazia de Cristalândia).