Seminaristas filósofos refletem sobre a vivência do Ano da Misericórdia

Com o objetivo de proporcionar a integração e o convívio entre os futuros sacerdotes da Igreja, a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) realizou no dia 30 de abril, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL) de Uruaçu, o Encontro de Seminaristas Filósofos, do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal). Cerca de 70 seminaristas, com seus respectivos padres formadores, dos seminários presentes nas Províncias Eclesiásticas de Brasília e Goiânia, participaram.

No encontro, o presidente do regional e bispo de Uruaçu, Dom Messias dos Reis Silveira, ministrou uma palestra sobre a vivência do Ano da Misericórdia nas casas de formação. “Você sente a misericórdia dos seus irmãos, dos formadores, do bispo, dos padres da diocese?”, questionou. Segundo Dom Messias, muito se fala sobre o Ano Santo, mas é necessário vivenciá-lo com mais profundidade. “Falar de misericórdia é fácil. Os padres falam muito bem sobre o assunto, mas às vezes, nos atos, precisamos vivenciá-lo mais”, exortou.

 

Dom Messias ainda destacou que o papa deseja que a misericórdia não termine em novembro, mas continue nos corações, como sinal da bondade e ternura de Deus que vai ao encontro das pessoas. E pediu que os seminaristas testemunhem a misericórdia na pessoa de Jesus. “Sem olharmos para ele, vemos a misericórdia apenas na dimensão humana e fica difícil praticá-la”. Já com relação ao encontro, o bispo disse que é fundamental para a “partilha, convivência e motivação para o caminho de aprofundamento vocacional”. Segundo ele, “é um evento que lança as sementes da unidade no regional”.

O vice-coordenador da OSIB regional, padre Elias Aparecido, disse que encontros como esse tem a missão de “favorecer o conhecimento e o amor pelo regional e a aproximação entre os futuros padres”.

Participaram do encontro as seguintes casas de formação: Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima (Brasília), Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney (Goiânia), Seminário Diocesano Imaculado Coração de Maria (Anápolis), Seminário São Luiz Gonzaga (São Luís de Montes Belos) e Seminário São José (Uruaçu).

 

VEJA TODAS AS FOTOS, CLIQUE AQUI