Selada irmandade entre os santuários de Muquém e Nazaré

No sábado (10) o bispo da diocese de Uruaçu e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) dom Messias dos Reis Silveira, presidiu a missa que oficializou o gemellaggio, ou seja, a irmandade entre os santuários de Nossa Senhora de Nazaré, em Israel, e Nossa Senhora da Abadia, em Muquém (GO).

Em sua homilia, dom Messias confirmou sua alegria pela concretização do acontecimento histórico. “Os milhares de peregrinos que visitam nosso santuário serão beneficiados pelas graças particulares desta irmandade entre estes lugares de devoção a Nossa Senhora. Os dois santuários são ‘filhos’ de Nossa Senhora”, afirmou, justificando o título de ‘irmãos’. A missa foi transmitida pelo sistema Coração Fiel de Comunicação em rede com o sistema Canção Nova, além de outras emissoras na diocese de Uruaçu.

Bênçãos

A partir de agora, os peregrinos devotos de Nossa Senhora da Abadia, ao visitarem seu santuário em Niquelândia, poderão lucrar as mesmas indulgências do Santuário da Anunciação em Nazaré. Em palavras simples, é como se o romeiro de Muquém experimentasse a graça da Terra Santa no Santuário construído entre as montanhas de Goiás.

Ainda durante a celebração, o hino de Nossa Senhora da Abadia do Muquém foi entoado, pela primeira vez, dentro da Basílica da Anunciação, lugar onde Maria foi visitada pelo anjo e onde o filho de Deus se encarnou. 

Concelebraram a missa o reitor do Santuário da Anunciação em Nazaré, frei Bruno Varriano e o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Abadia do Muquém, padre Aldemir, e mais cinco concelebrantes. Na ocasião, dom Messias abençoou o ícone de Nossa Senhora da Abadia de Muquém a ser exposto no Santuário de Nazaré. 

Com informações e fotos da Pascom da Diocese de Uruaçu

Imagem: Santuário de Nazaré, em Israel.