A partir das 17h desta sexta-feira (6), tem início no Seminário Regina Minorum, em Anápolis, a Jornada da Comunicação 2017. O evento começa com o credenciamento, seguido do jantar e a missa de abertura a ser presidida por Dom Messias dos Reis Silveira, bispo de Uruaçu e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB. Logo após, por volta das 21h30, a Arquidiocese de Goiânia faz a apresentação do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom): história, partilha e sonho.
A pauta do evento segue, no dia seguinte, com as conferências e debates. A temática é “Testemunho digital: um chamado para todos”, em sintonia com o Ano Vocacional Mariano, que vive o regional este ano. Irmão Diego Joaquim, coordenador regional da Pastoral da Comunicação (Pascom), partilha suas expectativas com relação ao evento. “Teremos participação expressiva (83 pessoas), de dez dioceses do regional. Neste ano, será muito rico o momento de partilha das dioceses, mas também a articulação do próximo compromisso do regional que é realizar o Mutirão Brasileiro de Comunicação 2019, que será sediado em Goiânia”, afirmou.
O coordenador da Pascom também acredita que será muito importante para os comunicadores, o tema a ser desenvolvido durante a jornada. “Refletir sobre a temática da vocação do comunicador e a vocação de anunciar a Boa-Nova de Jesus utilizando os meios de comunicação, é sem dúvida fundamental para nosso trabalho nas comunidades, sobretudo, porque teremos também a presença de seminaristas”, destacou. Também poderá provocar os participantes, na visão do religioso, o pensamento da Igreja difundido pelo papa Francisco por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais. “O prof. Moisés Sbardelloto é muito ligado ao que o papa fala sobre comunicação. Com certeza ele irá fazer uma ponte interessante acerca disso”. O tema do Dia Mundial Mundial das Comunicações 2018 é “Notícias falsas e jornalismo de paz”.
A Jornada da Comunicação ainda contará com a participação de seis padres, seis seminaristas, e quatro representantes de novas comunidades. Dom Messias, que também é o bispo referencial para a Pascom no regional, irá participar de toda a programação.
Orientações aos participantes
1 – Levar para o encontro roupa de cama e travesseiro.
2 – Os recibos serão entregues durante o encontro.
Programação completa
– Sexta-feira, 6 de outubro
17h30 – Chegada e credenciamento
19h30 – Jantar
20h30 – Missa de abertura
21h30 – Apresentação: Muticom – história, partilha e sonho | Arquidiocese de Goiânia
– Sábado, 7 de outubro
7h – Café da manhã
7h30 – Missa
8h40 – Conferência: A vocação do comunicador | Dom Messias Reis e Pe. Delton Filho
10h – Intervalo
10h20 – Conferência: Testemunho digital: um chamado para todos | Prof. Moisés Sbardelloto
12h – Almoço
14h – Debate com os palestrantes | Talita Salgado
15h40 às 16h – Lanche
16h às 18h – Pascom: assertividades e desafios (partilha das dioceses) | Ir. Diego Joaquim
18h às 19h30 – Livre
19h30 – Jantar e atividade cultural – Arquidiocese de Goiânia
– Domingo, 8 de outubro
7h – Café da manhã
7h30 – Oração da Manhã
8h – Responsabilidade dos cristãos nas redes sociais | Prof. Moisés Sbardelloto
9h30 – Intervalo
10h – Informes da Coordenação Regional da Pascom – Propostas para 2018
11h – Missa de encerramento
12h – Almoço
Em PDF
Carta aos bispos, coordenadores da Pascom e responsáveis pelos seminários maiores