Sal da terra e luz do mundo

 

Caros irmãos/as, a paz e a alegria do Ressuscitado!

Neste belo tempo pascal, possamos viver na alegria e na esperança, com a certeza que Cristo ressuscitou e está no meio de nós!

Na Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada de 5 a 15 desse mês, o tema central foi “Cristãos leigos/as, sujeitos na Igreja e na Sociedade”. A introdução do documento dessa Assembleia diz: “É com alegria e esperança que, mais uma vez, nós, bispos, pastores da Igreja de Cristo, nos dirigimos a vocês, cristãos leigos e leigas, agradecidos pelo testemunho de sua fé, pelo amor e dedicação à Igreja e pelo entusiasmo com que vocês se doam ao nosso povo e às nossas comunidades, até o sacrifício de si, de suas famílias e de suas atividades profissionais. O laicato como um todo é um “verdadeiro sujeito eclesial”. Cada um de vocês é chamado a ser sujeito eclesial para atuar na Igreja e no mundo . Foi ao leigo Francisco de Assis que o Cristo Crucificado ordenou: “Vai e reconstrói a minha Igreja”. Temos firme esperança de que vocês darão grande construção à renovação da Igreja de Cristo e sua atuação no mundo.”

A Diocese de Goiás tem uma longa experiência na atuação dos leigos e leigas nas CEBs, nas pastorais, como no compromisso da transformação da sociedade. Nossas assembleias e coordenações têm uma participação muito forte de fiéis leigos. Pelo batismo, recebemos a missão de construir o Reino: anunciar uma boa notícia aos pobres, abrir os olhos dos cegos, libertar os cativos e anunciar um ano de misericórdia do Senhor.

Precisamos evitar uma clericalização e uma centralização das nossas estruturas, promover os pobres como sujeitos de evangelização, valorizar o papel das mulheres, criar espaços nas nossas pastorais para os jovens, apoiar as famílias. Os leigos e as leigas não devem ser simplesmente destinatários dos nossos cuidados pastorais, mas sujeitos da evangelização.

Que Espírito do Ressuscitado renove nossas forças e nossa alegria!

 

Dom Eugênio Rixen

Bispo da Diocese de Goiás