Mais uma vez a Romaria em honra a Nossa Senhora da Salete, em Caldas Novas (GO), Diocese de Ipameri, reuniu cerca de 5 mil romeiros, no último dia 24 de setembro. Neste ano, a festa celebrou o tema “Viva a Mãe de Deus e Nossa”, em sintonia com o Ano Vocacional Mariano, promovido pelo Regional Centro-Oeste da CNBB, e o Ano Mariano Nacional. Na Igreja de Ipameri, Nossa Senhora da Salete é Padroeira do Santuário Diocesano e invocada com o título de reconciliadora dos pecadores.
Como de costume, a romaria teve início com a concentração das caravanas vindas de toda a Diocese de Ipameri e diversas partes do Brasil para rezar, meditar e celebrar a Mãe de Deus e Nossa. O trecho de mais de 4 quilômetros até o santuário aconteceu em clima de penitência e oração. Três andores guiaram a romaria: um com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, para celebrar também o centenário das aparições em Portugal; outro com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelos três pescadores; e o terceiro com a de Nossa Senhora da Salete, pelos 171 anos da aparição nos Alpes franceses.
A missa do romeiro foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Guilherme Antônio Werlang, e concelebrada pelo bispo de Itumbiara, Dom Antônio Fernando Brochini; pelo bispo auxiliar de Goiânia, Dom Moacir Silva Arantes; pelo bispo de Jales (SP), Dom José Reginaldo Andrietta, e padres de diversas partes do Brasil. Ao final da celebração foi anunciado o dia da Benção e Dedicação do Templo do Santuário para o próximo dia 8 de dezembro.
Segundo o reitor do santuário, padre Daniel Aguirre, todas as expectativas foram superadas mais uma vez. “Foram muitas as confissões e participação nas celebrações. Alegra nosso coração saber que a Mãe de Deus e Nossa está nos ajudando a viver a fé e ir ao encontro de Jesus”, disse. Na programação do dia teve ainda o terço que foi animado pelo Movimento do Terço dos Homens, da Diocese de Ipameri; uma exposição sobre Dom Helder Câmara; a Bênção da saúde e a despedida dos romeiros.
Na semana que antecedeu a Romaria em Caldas Novas, foram celebrados os 171 anos da aparição em La Salette, na França. Houve um tríduo em preparação para o domingo festivo, com a participação das paróquias e movimentos da cidade.