Romaria de Nossa Senhora d’Abadia do Muquém: 268 anos de devoção

 

A Romaria de Nossa Senhora d’Abadia do Muquém completou 268 anos de devoção neste ano, com o tema: “Salve Mãe da Misericórdia, Mãe de Deus e Mãe do Perdão.” Aproximadamente 300 mil pessoas vindas de várias regiões do Brasil, vieram prestar sua homenagem à Virgem Abadia.

A programação especial começou no dia 5 de agosto, com a celebração da santa missa na Paróquia Nossa Senhora d’Abadia em Niquelândia. Muitos romeiros, com o sentimento de gratidão por alguma graça recebida pela intercessão de Nossa Senhora, também percorreram a Rodovia da Fé que liga Niquelândia a Muquém acompanhando o andor com a imagem de Nossa Senhora d’Abadia.

Uma inovação deste ano foi a presença das novas comunidades: Coração Fiel, Canção Nova e Nova aliança que unidas contribuíram com a espiritualidade da romaria, que contemplou visitas de evangelização nas barracas, SOS oração na praça em frente ao Santuário e um momento de oração com Maria dentro do Santuário diariamente.

O Santuário, que recebeu uma Porta Santa da Misericórdia, acolheu ainda na romaria o mutirão de confissões. Muitos sacerdotes da Diocese de Uruaçu e de outras igrejas particulares, atenderam na praça em frente ao templo, favorecendo esse encontro com a misericórdia de Deus pelo Sacramento da Reconciliação.

Sábado, dia 13, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, Dom José Aparecido, presidiu a missa da anunciação com bênçãos aos santuários irmãos de Muquém (GO) e Nazaré (Terra Santa), seguida da solene procissão da Fiaccollata (luminosa) pelas ruas do Santuário.

Na segunda-feira (15) dia do encerramento da festa, a solene Missa de Nossa Senhora foi presidida por Dom Messias dos Reis Silveira, bispo da Diocese de Uruaçu. Diversas autoridades políticas participaram, entre elas, José Eliton, representando o governador do estado de Goiás. Às 17h30 aconteceu a majestosa procissão, seguida da solene missa com a coroação de Nossa Senhora d’Abadia presidida pelo padre Rogério, formador no Seminário São José, de Uruaçu.

Shows católicos abrilhantaram as noites na romaria trazendo alegria, fraternidade e encontro com Deus através da musicalidade e oração com os cantores: Abner Santos, Cantores de Deus, Antônio Alves, padre Juarez, padre Delton Filho e Jhonny.

A Romaria, que neste ano celebrou 268 anos de devoção, testemunha com os romeiros que Maria é aquela que estando à nossa frente apressa muitos milagres, especialmente para aqueles que com fé, amor e devoção vem ao seu encontro no santuário em Muquém, localizado a 45 km de Niquelândia.

VEJA TODAS AS FOTOS

Informações e fotos: Pascom Diocesana