Aconteceu no dia 18 de maio, na cidade de Goianésia, a 15ª Romaria da Terra e das Águas, fruto da parceria entre a Diocese de Uruaçu e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Regional Centro-Oeste. Esta Romaria teve como tema “Cerrado e Sustentabilidade” e como lema “Vi então um novo céu e nova terra” (Ap 21, 1). Foi um evento que buscou despertar a atenção de todos os cristãos, e pessoas de bom coração, para a questão ecológica e ambiental do mundo moderno. Embora seja uma preocupação com a sobrevivência da humanidade, ela também interpela e estimula a fé dos cristãos, impulsionando-os a reavaliar sua relação com a Criação e com o Criador.
A 15ª Romaria começou a ser preparada a mais de um ano, por uma equipe formada pelo bispo diocesano, Dom Messias dos Reis Silveira, alguns padres da diocese e membros da CPT Regional. A equipe elaborou um subsÍdio de reflexão e oração que possibilitou diversas comunidades do regional, bem como várias escolas municipais e estaduais de Goianésia, a refletir, rezar e debater, à luz da fé, sobre o tema da sustentabilidade.
Conforme estimativa da Polícia Militar e dos Bombeiros, a romaria contou com a participação de cerca de 7 mil romeiros, superando as expectativas e deixando frutos que serão colhidos ao longo do tempo. Além das caravanas das paróquias de Uruaçu e de Goianésia, fizeram-se presentes caravanas de várias cidades do Regional Centro-Oeste, como: Silvânia, Caldas Novas, Nova Iguaçu, Ceres, Cidade de Goiás, Inhumas, Catalão, Goiânia, Carmo do Rio Verde, Uruana, São Luís de Montes Belos, Orizona, Itaberaí, Campestre, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Heitoraí, Santa Maria, entre outras. Essa multidão de romeiros foi acolhida na Lagoa Princesa do Vale, com um show cultural que iniciou formalmente a 15ª Romaria.
Após o show aconteceu a esperada chegada da Imagem de Nossa Senhora da Abadia do Muquém, pelas mãos de Dom Messias que, de helicóptero, sobrevoou o local da Romaria abençoando a todos os presentes. A Imagem foi colocada no altar onde foi celebrada a Santa Missa, presidida por Dom Messias, e concelebrada por Dom Tomás e Dom Eugênio, respectivamente, bispos emérito e diocesano da Diocese de Goiás; Dom Guilherme Werlang, bispo da Diocese de Ipameri, além de vários sacerdotes.
No fim do evento, foi lida a Carta-Compromisso da 15ª Romaria da Terra e das Águas, que exortou todos os romeiros a adotar um estilo de vida que respeite a biodiversidade e promova um desenvolvimento que sustente a vida para todos, privilegiando a solidariedade acima dos interesses particulares. Em seguida, Dom Eugênio fez o convite para a 16ª Romaria da Terra e das Águas que acontecerá na Cidade de Goiás dentro de quatro anos. O evento foi encerrado com uma calorosa salva de palmas.