“Santuário lugar de oração, cultura e serviço aos pobres”. Com este tema, aconteceu em Caeté (MG), nos dias 6 a 10 de março, o 22º Encontro de Santuários do Brasil. O evento, que reuniu cerca de 120 pessoas, tem o objetivo de proporcionar aos reitores e lideranças de santuários um momento de partilha, formação e unidade.
Um dos destaques dos cinco dias de encontro foi a revisão do Estatuto e Diretrizes do Conselho de Reitores de Santuários do Brasil, que será apresentado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Atualmente o presidente do conselho é o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre João Batista Almeida.
Em sua exposição sobre o tema central do encontro, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, destacou que o santuário é um centro de espiritualidade que ultrapassa as fronteiras do catolicismo.
O Regional Centro-Oeste marcou presença, com alguns reitores, dentre eles o reitor do Santuário Divino Pai Eterno de Trindade, Padre Edinisio Pereira; o reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Salete, de Caldas Novas, padre Daniel Aguirre; e o reitor do Santuário de Santo Antônio do Descoberto, padre Marcelo José Vieira. O próximo encontro nacional de 2019, acontecerá em Trindade (GO), no Santuário do Divino Pai Eterno. Os reitores do Centro-Oeste estão se mobilizando para preparar o próximo Encontro Nacional.