No próximo dia 15, a Pastoral da Aids no Regional Centro-Oeste da CNBB promove a 33ª Vigília pelos Mortos de Aids. Na Arquidiocese de Goiânia, a vigília será celebrada na Catedral Metropolitana, pelo arcebispo Dom Washington Cruz às 11h30 e na Paróquia Sagrada Família às 19h30, pelo administrador paroquial, padre Rodrigo de Castro. Também serão realizadas celebrações na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges, no Setor Nova Suíça, nas paróquias dos setores Vera Cruz 1 e 2, e em Hidrolândia. No próximo dia 17, a Matriz de Campinas irá realizar um incentivo ao diagnóstico precoce do HIV. A vigília também será celebrada em várias outras dioceses do regional.
O lema deste ano é “Unidos Contra a Aids”, onde somos chamados à solidariedade com os que vivem com HIV e com os que perdem seus entes queridos. Em cada paróquia ou comunidade os cristãos podem celebrar em memória das vítimas da Aids, lembrando os nomes das pessoas que faleceram.
Com a criação da Pastoral da Aids, a Igreja vem assumindo o compromisso de mobilizar os cristãos para se integrarem ao movimento e é convidada a denunciar a realidade de morte que a epidemia provoca, especialmente entre os pobres, promover a informação e a educação para a defesa da vida e práticas de cuidado diante do vírus que se transmite, repudiar e denunciar toda forma de discriminação e preconceito, dar visibilidade aos trabalhos que estão dando certo, que cuidam e previnem e anunciar a verdade sobre o ser humano.
História e símbolos
A Vigília pelos Mortos de Aids teve inicio em 7 de maio de 1983, por um grupo de mães, parentes e amigos de pessoas que morreram com Aids. Essa primeira vigília ocorreu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com o intuito de mobilizar a sociedade para os problemas do HIV e Aids.
Conhecida internacionalmente como Candlelight, que significa, luz de vela, essa vigília tem como símbolo, as chamas das velas acesas e a colcha de retalhos. As chamas das velas sinalizam a vigilância e ao mesmo tempo procura iluminar a realidade da epidemia e a solidariedade com os portadores da Aids. Já a colcha de retalhos lembra que a vida se tece nas relações e com a ajuda de muitos. É confeccionada com pedaços de panos que representam as pessoas que nos deixaram.
Pré-assembleia
De 20 a 22 de maio, a Pastoral da Aids no regional promove sua pré-assembleia. São convidados a participar cinco agentes de pastoral de cada diocese. O evento acontecerá na Casa de Retiros Jesus Crucificado, no Setor Sul, em Goiânia. A taxa de inscrição custa R$ 20,00. Mais informações pelo telefone (62) 3271-4510 ou pelo e-mail pastoralaidsco@grupoaave.org
FICHA DE INSCRIÇÃO, CLIQUE AQUI