Durante a 3ª edição da Jornada da Cidadania, evento promovido pela Arquidiocese de Goiânia e PUC Goiás, que aconteceu de 23 a 25 de maio, no Centro de Convenções dessa universidade (câmpus II), o Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) marcou presença pela primeira vez com estandes na Feira da Solidariedade. “Nós, da Pastoral da Aids regional e o Grupo AAVE (Aids: apoio, vida e esperança) participamos da jornada com a missão de distribuir material e encorajar o diagnóstico precoce. A Prefeitura de Aparecida de Goiânia esteve presente também realizando o teste rápido e os usuários do Grupo AAVE venderam produtos de artesanato”, comentou a coordenadora regional da pastoral, irmã Margaret Hosty. Junto com o regional também esteve presente a Pastoral Familiar oferecendo ao público principalmente materiais formativos.
Além dos estandes, o regional promoveu no segundo dia da jornada, o Encontro de Formação Voluntários da Misericórdia, que levou aos participantes reflexões, orações e cantos para a vivência da misericórdia nas comunidades. As pistas de como viver o Ano Santo nas linhas de frente da ação pastoral e no seio familiar foram orientadas por frei Luiz Turra, OFMCap, autor do livro “Felizes os misericordiosos”, publicado pelas Paulinas.
Pastoral da Sobriedade
Também participou pela primeira vez da Jornada da Cidadania, a Pastoral da Sobriedade, que na Feira da Solidariedade aproveitou para divulgar sua atuação. Segundo o coordenador regional, Nilson Almeida, a presença naquele evento marcou o nascimento da pastoral na Arquidiocese de Goiânia. “Fazia bastante tempo que precisávamos estar presentes na sede do regional e agora conseguimos graças à abertura pastoral que encontramos nesta Igreja particular”, afirmou.
Está na coordenação da Pastoral da Sobriedade Arquidiocesana, padre Paulo Barbosa, da Paróquia São José, de Aparecida de Goiânia. “Começamos o trabalho visitando pontos de acolhimento e queremos atingir toda a Arquidiocese e, para isso, contamos com o apoio de todas as comunidades”, disse. Mais informações podem ser obtidas no Secretariado Arquidiocesano para a Ação Evangelizadora.