Regional Centro-Oeste da CNBB participou do 14º Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias

O 14º Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias, que aconteceu nos dias 25 e 26 de maio, em Aparecida (SP), teve a participação de cerca de 30 pessoas do Regional Centro-Oeste da CNBB, das dioceses de Ipameri e Jataí e da Arquidiocese de Brasília. O evento teve como tema “Família e amizade”

A Irmã Rita Batista, assessora eclesiástica da Pastoral Familiar no regional, compartilhou sua experiência positiva no Simpósio, expressando gratidão por participar pela segunda vez. Ela elogiou a organização e a programação, que foram fundamentais para o êxito do evento. Segundo a assessora, “oportunidades como o encontro com representantes de outras regiões do Brasil permitiram a troca de experiências e o compartilhamento de práticas e ações da Pastoral Familiar”. Olhando para o futuro, ela manifestou o desejo de envolver mais agentes do Regional Centro-Oeste no próximo Simpósio, em 2025.

Silvio e Aline, casal coordenador da Pastoral Familiar Regional, consideraram a participação no Simpósio uma experiência proveitosa, especialmente por ser a primeira vez que participaram presencialmente. Aline destacou que as palestras levaram a refletir se as suas vivências familiar e espiritual estão seguindo o caminho proposto por Jesus. Silvio acrescentou que “a palestra do Pe. Zezinho nos fez questionar se estamos realmente guiando nossos filhos para um encontro verdadeiro com Cristo”.

 Valdeir e Jaquelina, casal coordenador da Pastoral Familiar da Diocese de Jataí, ressaltaram que o tema central do Simpósio, Família e Amizade, inspira e ajuda a compreender a importância da vida em família. Eles elogiaram os palestrantes que, para eles, estavam visivelmente inspirados pelo Espírito Santo.

O Pe. Afonso Castaldoni, assessor eclesiástico da mesma diocese, expressou alegria em participar do Simpósio, descrevendo-o como uma experiência única para todos os presentes. “Sendo nossa primeira vez, ficamos maravilhados, pois o evento fortaleceu nossa fé e nos motivou a continuar a caminhada junto à comunidade”, afirmou.