Regional Centro-Oeste da CNBB participa da Assembleia Nacional da Pastoral da Sobriedade

Nos dias 25 a 27 de abril, a Pastoral da Sobriedade realizou Assembleia Nacional, no mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de 37 representantes de equipes de coordenações regionais. “Grande sinal de esperança foi a participação de cinco sacerdotes e um bispo”, afirmou o Pe. Fernando de Assis, da Paróquia Santíssima Trindade, de Goiatuba (GO), Diocese de Itumbiara e assessor eclesiástico do Regional Centro-Oeste da CNBB. Além dele, participou também do Regional Centro-Oeste, a coordenadora regional, Sandra Teixeira. O bispo referencial da Pastoral da Sobriedade Nacional é Nélio Zortea, bispo de Cruz Alta (RS).


A Assembleia proporcionou aos participantes um espaço de formação e troca de experiências entre agentes e representantes dos diferentes regionais da CNBB. Diversos temas foram tratados durante o evento: combate e prevenção de dependências químicas, temas esses que são fundamentais no trabalho contínuo da Pastoral da Sobriedade.

No domingo, 27, foi celebrada Santa Missa e teve apresentação da caminhada dos regionais do Brasil. Foi eleita ainda a Comissão Nacional de Proteção aos Vulneráveis, cuja missão é desenvolver estratégias e iniciativas para a proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade, alinhando seu trabalho ao Código de Ética debatido e aprovado durante o encontro.


A Pastoral da Sobriedade é uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas Parceiras, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão. Em Assembleia Nacional, a pastoral reafirma a dedicação contínua e a renovação dos compromissos dos envolvidos em enfrentar os desafios atuais com amor, fé e compromisso com o próximo.