Regional Centro-Oeste dá boas-vindas a bispo nomeado para a diocese de Jataí

Em entrevista, o presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) e bispo de Uruaçu, dom Messias dos Reis Silveira, deu boas-vindas ao bispo nomeado para a diocese de Jataí (GO). “Ele era muito esperado pela diocese e por nós bispos do regional. A notícia nos trouxe muita alegria e ao falar com ele por telefone demonstrou estar aberto a essa nova missão que Deus o concedeu. Nós bispos desde já oferecemos o nosso apoio para que ele possa iniciar e viver o seu ministério especificamente na diocese de Jataí”, acolheu dom Messias.

O novo bispo de Jataí foi nomeado na manhã desta quarta-feira (18) pelo papa Francisco. Ele é o monsenhor Nélio Domingos Zortea, do clero da Arquidiocese de Cascavel (PR). A diocese de Jataí estava vacante desde 28 de maio de 2014, quando dom José Luiz Majella Delgado foi transferido para a Arquidiocese de Pouso Alegre (MG). Ainda sobre a nomeação, dom Messias aproveitou para agradecer dom Joaquim Carlos Carvalho, OSB, que durante esse período administrou a diocese. “Agradecemos imensamente por dom Joaquim ter assumido essa missão tão importante na diocese de Jataí”.

Monsenhor Nélio estava como pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida desde 2005, em Cascavel. Nascido em 1963, em Iraí, diocese de Frederico Westphalen (RS), ele é sacerdote desde outubro de 1995, sendo que desempenhou diversas funções na arquidiocese de Cascavel, entre elas o de reitor, ecônomo e vigário-geral.

Estudos

Estudou Filosofia na Faculdade Arnaldo Busato, em Toledo, e Teologia no Centro Interdiocesano de Teologia, em Cascavel. É formado também em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Viamão (RS) e foi ordenado padre em 1995. Entre outros cargos, foi vigário geral de 2004 a 2007, membro do Colégio de Consultores do Conselho Presbiteral e do Conselho dos Assuntos Econômicos de 2004 a 2007, e diretor do Centro de Teologia de Cascavel de 2004 a 2008.

Diocese de Jataí

Foi criada em 26 de março de 1956, pela Bula “Quo aptiori”, do papa Pio XII. Está localizada no sudoeste do Estado de Goiás e faz limite com as dioceses de Barra do Garças (MT), Rondonópolis-Guiratinga (MT), São Luís de Montes Belos (GO), Itumbiara (GO), Ituiutaba (MG), Três Lagoas (MS) e Coxim (MS).

Pertencem à diocese de Jataí os seguintes municípios: Aparecida do Rio Doce, Aporé, Cachoeira Alta, Caçu, Castelândia, Chapadão do Céu, Gouvelândia, ltajá, Itarumã, Jataí, Lagoa Santa, Maurilândia, Mineiros, Montividiu, Paranaiguara, Perolândia, Portelândia, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Santo Antônio da Barra, São Simão, Serranópolis.