O clero da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia esteve reunido para o retiro anual que aconteceu entre os dias 27 de fevereiro e 03 de março. O momento de espiritualidade foi realizado no Mosteiro Santa Cruz, em Anápolis e teve como pregador Dom Eugênio Rixen, bispo emérito da Diocese de Goiás.
Dom Eugênio introduziu o retiro partindo da experiência do Profeta Jeremias que, mesmo perseguido, tinha uma pregação forte. O bispo questionou onde o profeta encontrava tanta força a não ser em Deus? Respondendo, lembrou que Jeremias deixou-se seduzir pelo Senhor. O retiro é tempo de deixar-se seduzir por Deus.
O retiro teve como caminho o Mistério da Trindade por meio de encontros apresentados na Sagrada Escritura.
A Samaritana
O encontro de Jesus com a Samaritana se dá de uma maneira completamente atípica: no calor do meio-dia, à beira do poço, num território hostil e marcado pelas brigas entre judeus e samaritanos. Jesus rompe com as barreiras do coração da mulher que faz um caminho reconhecendo em Jesus primeiro apenas um judeu, depois um profeta e finalmente o Messias.
Filho Pródigo
Com a Parábola de Lucas e o famoso quadro pintado por Rembrandt intitulado “O Filho Pródigo”, Dom Eugênio convidou a meditar a experiência da Misericórdia do Pai lembrando que o Senhor não quer escravos na sua casa, mas homens livres para amar. O bispo destacou que o Pai é aquele que vê, se compadece, corre ao encontro, abraça e beija, mesmo diante das misérias do filho que volta. Com isso, a Sagrada Escritura lembra o agir de Deus que sempre acolhe a cada um de nós, seus filhos, que voltam para a casa arrependidos dos pecados.
Espírito Santo e a Missão
A Bíblia apresenta quatro símbolos do Espírito Santo: o vento, o fogo, a pomba e o óleo. Somos movidos pelo Espírito de Deus que sustenta a Igreja e a envia em missão, como fez com os Apóstolos no Cenáculo. O Espírito rompe as barreiras e mesmo onde as portas e janelas estão fechadas pelo medo Ele gera coragem e vida.
Momentos de Espiritualidade
Além dos momentos de pregação, o retiro foi marcado por momentos forte de espiritualidade como a oração do Santo Terço, meditação da Via-Sacra, celebração penitencial.
Com gesto de oração e fé, celebrando o Ano Vocacional Nacional, Dom Eugênio propôs a realização da Vigília Eucarística pelas vocações. Durante toda noite os padres se revezaram em Adoração pela santificação do clero e pelo aumento das vocações sacerdotais e religiosas.