Muita atenção, participação e interesse marcaram o VI EDU – encontro diocesano para universitário, organizado pela Pastoral da Educação da Diocese de Uruaçu.
O encontro aconteceu neste domingo, 15, no Centro de Treinamento São José, em Uruaçu. Participaram vários acadêmicos de diferentes Instituições de Ensino Superior.
“Que a saúde se difunda sobre os universitários” foi o tema trabalhado, em consonância com a Campanha da Fraternidade 2012. A equipe organizadora se propôs a oferecer várias informações para que os universitários encontrassem maneiras diferentes de passar este tempo da vida com saúde. Para isso, foram convidados enfermeira, fisioterapeuta, fonoaudióloga e nutricionista para palestras. Segundo Cristiane Divina de Sousa Saraiva, enfermeira, a vida acadêmica necessita ser humanizada, por exemplo, a partir da boa convivência entre os membros da universidade. Isso gera saúde, enfatizou Cristiane.
O evento teve como última parte a visita a enfermos acompanhados de Ministros Extraordinários da Comunhão. Foi um modo de promover a missão entre os jovens e fazê-los perceber que podem ajudar os outros, como bons samaritanos.
Para Marcos Alan, acadêmico do curso de Filosofia da Faculdade Serra da Mesa, o aspecto da saúde do universitário passa despercebido. O encontro foi oportunidade para despertar para o cuidado consigo a partir de hábitos e exercícios simples. Para ele, as instituições de ensino superior deveriam promover mais a saúde entre seus membros.