Aconteceu a 18ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Centro-Oeste da CNBB, nos dias 16 a 18 de novembro de 2012, em Uruaçu-GO. O tema deste ano foi “Discípulos Missionários a Serviço do Reino” e o lema “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura” (Mc 16,15).
Além de refletir e apontar caminhos para a evangelização em nossas Igrejas particulares, outro forte motivo para a realização desta Assembleia foi a celebração dos últimos 50 anos de ação evangelizadora do Regional Centro-Oeste. No ensejo comemorou-se, também, os 90 anos de vida de Dom Tomás Balduino, bispo emérito da Diocese de Goiás.
Todos foram convidados a aprofundar o testemunho na concretização da missão da Igreja no coração do Brasil, respeitando as diferenças e reconhecendo a caminhada já realizada, mas buscando, sobretudo, manter a unidade pastoral e o espírito de comunhão, para que o Regional Centro-Oeste possa ser sempre uma Igreja em estado permanente de missão.
Esta Assembleia do Povo de Deus, promoveu um olhar sobre as Arquidioceses, Dioceses, Pastorais, Organismos e Movimentos que compõem o Regional Centro-Oeste. E teve como objetivo principal promover um encontro de realidades, resgatando o passado, celebrando o presente e preparando o futuro das bases da nossa prática pastoral na Igreja no Centro Oeste.
O caminho metodológico foi iluminado pelas cinco urgências contidas nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE).
O primeiro dia iniciou com a Celebração Eucarística, presidida pelo bispo de Uruaçu, Dom Messias dos Reis Silveira, que como bispo anfitrião, deu as boas-vindas a todos os participantes e disse que “são muitos os filhos de Deus que se deixam ser guiados pelo amor. Alegremo-nos por essa gente santa que encontramos em nossas comunidades. Como é bonito o germinar das sementes do Reino em nosso meio. Cada pessoa que aqui se encontra com certeza tem um zelo muito grande pastoral e deseja vencer todas as seduções para o mal e permanecer fiel ao Pai e o Filho”. Depois foi realizada uma interessante análise de conjuntura pelo professor José Mateus. Finalizando a noite foi apresentado um vídeo comemorativo do jubileu de Ouro, do Regional Centro-Oeste.
O segundo dia contou com a apresentação da síntese dos relatórios das dioceses, e depois, com uma competente assessoria do padre Rafael Vieira, que provocou a assembleia para a necessidade de aprofundar no mundo da comunicação que gera vida. Depois houve trabalhos em grupos e plenário para escolha de duas propostas para cada urgência. A noite aconteceu a Celebração Eucarística em comemoração aos 50 anos do regional e 90 anos de vida de Dom Tomás Balduíno. Em seguida houve apresentações culturais locais e várias homenagens ao bispo aniversariante. Dom Eugênio Rixen falou sobre a vida de Dom Tomás afirmando que ele imprimiu um caráter muito forte na Diocese de Goiás e em todo o regional, por ter “implementado a ideia da Igreja Povo de Deus, para a qual a hierarquia deve estar a serviço” afirmou.
O presidente do Regional Centro-Oeste, Dom José Luiz Majella Delgado, também deixou sua mensagem ao aniversariante: “É muito bom ter Dom Tomás em nosso Regional, com esse amor pela Igreja de Jesus Cristo. Queremos agradecê-lo pela sua presença, seu testemunho e, sobretudo, pelo seu profetismo. Oxalá todos nós, com o nosso testemunho cristão, vivendo nosso batismo, consigamos incomodar o mundo em que vivemos”.
Depois houve o lançamento do livro “Solidário Mestre da Vida” de Ivo Poletto, que traz vários artigos comemorativos aos 90 anos de Dom Tomás Balduíno.
No terceiro e último dia, aconteceu a Celebração Eucarística presidida por Dom Majella. Em seguida houve uma reflexão sobre a Nova Evangelização (Sínodo e Ano da Fé) pelo Arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha.
Como documento final da Assembleia, foi aprovada a Carta-Compromisso contendo as propostas votadas e que irão compor os planos diocesanos de pastoral das Comunidades Diocesanas, bem como o planejamento das Pastorais, Organismos e Movimentos que compõem o Regional Centro-Oeste.
A Assembleia foi encerrada logo após a Celebração de Envio, presidida pelo Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito, quando foi entregue uma cruz para cada participante.