Pastoral litúrgica estuda aspectos fundamentais da Eucaristia

A Pastoral Litúrgica do Regional Centro-Oeste se reuniu na manhã do dia 20 de fevereiro, na sede desta entidade, em Goiânia, para dar continuidade ao estudo dos Sacramentos. Esta foi a vez da Eucaristia. “Centralizamos o estudo na teologia e na pastoral litúrgica, no tocante à Eucaristia, tendo como eixo todo o aspecto da história, da teologia e da pastoral”, afirmou em entrevista o responsável pelas formações, bispo auxiliar de Brasília e referencial da Comissão de Liturgia, Dom Marcony Vinícius.

Em 2016, a comissão estudou Batismo e Crisma. O objetivo dessas formações é capacitar continuamente os membros do grupo para que eles transmitam o conteúdo em suas dioceses. Neste, que foi o primeiro encontro do ano, sempre é dedicado uma parte para a formação e a outra para a pastoral. Em maio, quando acontecerá novo encontro, a Pastoral Litúrgica do regional pretende também ter definido o tema para o curso anual regional de formação, que está previsto para acontecer em setembro.

Conforme Dom Marcony, o tema do encontro de setembro não ficou definido. Os membros da comissão levarão às suas dioceses as propostas e irão trazer sugestões para serem discutidas na reunião de maio. A princípio, a ideia é que seja um tema ligado ao Ano Mariano Nacional ou ao Ano Vocacional Mariano Regional. “Se for escolhido um tema ligado ao Ano Mariano, nós estamos pensando em trabalhar os seguintes aspectos: Lecionário Marial, Maria e a Bíblia, Maria e a Pastoral, Maria e a piedade popular, sempre procurando incentivar e valorizar o que a CNBB nos pede, que é a vivência do espírito mariano”, antecipou o bispo.

O coordenador da Pastoral Litúrgica, padre Wolney Alves, disse que o tema estudado na reunião foi muito importante porque teve como enfoque vários aspectos da Eucaristia, sobretudo a dimensão histórica, que partiu da instituição desse Sacramento até o Concílio Vaticano II. Com relação às expectativas da pastoral para este ano, o coordenador disse que são positivas. “Ainda faltam algumas dioceses incorporarem para poderem participar das nossas reuniões, mas já temos um bom número. Este será um ano especial”, afirmou.

A previsão é que a formação de setembro aconteça nos dias 15 a 17, na sede do regional, em Goiânia.