Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (28) na sede do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) em Goiânia, a Pastoral Juvenil avaliou a sua caminhada nos últimos seis meses. Dez dioceses participaram da reunião, com exceção da Arquidiocese de Brasília, Ordinariado Militar do Brasil e Diocese de Uruaçu. O bispo de Rubiataba-Mozarlândia e referencial para a juventude no regional, Dom Adair Guimarães, destacou que uma das principais discussões se deu em torno do encontro de expressões juvenis que aconteceu no mês de março, em Pirenópolis (GO) e reuniu 90 jovens de 15 expressões. De acordo com ele, o evento foi avaliado positivamente pelos coordenadores diocesanos.
Durante a reunião houve também espaço para avaliação das Jornadas Diocesanas da Juventude (JDJ) e informações sobre as dioceses que participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá no próximo mês, em Cracóvia, na Polônia. Pelo menos três dioceses enviarão jovens: Goiânia, Anápolis e Brasília, totalizando cerca de 300 participantes do regional. Dom Adair destacou ainda que o Setor Juventude tem crescido no regional. “As dificuldades existem, mas percebemos que a caminhada se desenvolve com efetividade, de modo especial pelos eixos da JDJ e do Dia Nacional da Juventude, que são eventos que aglutinam os jovens”, sublinhou.
Segundo o coordenador da Pastoral Juvenil no regional, padre Fláunei Alves Pereira, também foi discutido na reunião a participação do regional no Encontro Nacional de Assessores Diocesanos da Juventude, que acontecerá no mês de setembro, em Aparecida (SP). Sobre a caminhada do setor no regional, ele também diz sentir a evolução da caminhada em conjunto. “Pelo encontro de expressões juvenis que realizamos em Pirenópolis, pudemos perceber o quanto estamos crescendo e sentimos também que existem muitas expressões juvenis nas dioceses que não estão vinculadas ao Setor Juventude. É uma lacuna que precisa ser sanada para que os jovens possam estar mais unidos na mesma Igreja”.
Na próxima reunião da Pastoral Juvenil, que ficou marcada para novembro, será avaliada a caminhada de 2016 e planejado o ano de 2017.