A Pastoral Familiar do Regional Centro-Oeste da CNBB reuniu em Assembleia, no dia 23 de setembro, na sede do regional, em Goiânia. Após Santa Missa presidida pelo secretário executivo do regional, Pe. Eduardo Luiz de Rezende, o grupo fez estudo dos documentos da CNBB: 109 (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023) e 111 (E a Palavra habitou entre nós – Animação bíblica da pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias). Irmã Rita Batista, ICJ, assessora eclesiástica da Pastoral Familiar Regional, foi quem orientou a formação, que também se abriu para o estudo da Agenda 2030 da ONU.
A formação teve como mote engajar a Pastoral Familiar na ação evangelizadora da Igreja e alicerçar as suas bases na Palavra de Deus para que os trabalhos sejam bem desenvolvidos. Participaram 32 pessoas de nove dioceses do regional. Durante a assembleia houve apresentação dos novos lançamentos de materiais da pastoral e orientação sobre a melhor forma de utiliza-los. Os coordenadores diocesanos também tiveram espaço para falar sobre as realizações do ano de 2023: Quais iniciativas de maior relevância foram desenvolvidas? (Ações, Encontros e Formações); qual foi o maior desafio e a maior alegria que a pastoral teve neste ano? Entre outros pontos.
Na Assembleia também foi avaliado o Congresso Regional da Pastoral Familiar que aconteceu nos dias 8 a 10 de setembro, na Diocese de Uruaçu: qual foi a percepção em relação ao Congresso; palestras mais relevantes; como pode-se fazer para que o compromisso do Congresso chegue nas paróquias.
2024
Os participantes pensaram juntos sobre as atividades que deverão ser realizadas no próximo ano. A proposta é que sejam visitadas, em 2024, cinco dioceses. Dessas, três estão sem Comissão Diocesana de Pastoral Familiar e a expectativa é que nas visitas sejam formadas as comissões. Haverá também em setembro do próximo ano, congressos diocesanos em Formosa e Brasília, e na Diocese de Rubiataba-Mozarlândia com data ainda a ser definida.
A Pastoral Familiar está trabalhando para que todas as dioceses do regional consigam formar suas comissões diocesanas a fim de que os trabalhos se estendam às paróquias. As formações on-line a serem oferecidas no próximo ano devem focar nos setores Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial e Casos especiais, além de uma formação para líderes com foco no trabalho pastoral.
“Achamos que foi um momento muito produtivo porque foi uma oportunidade em que todos puderam compartilhar as atividades realizadas ao longo do ano, apontando os frutos colhidos, bem como as dificuldades que precisam ser superadas”, destacou sobre a Assembleia o casal Neta e Vitor.
“Os agentes estão animados e com muitas expectativas a fim de aplicar novidades nos trabalhos a serem desenvolvidos em suas Igrejas Particulares. A assembleia contou com uma participação expressiva de representantes da maioria das dioceses que compõem o regional, o que nos motiva para o desenvolvimento e dinamização do que foi proposto para o ano que vem”, disse o casal Niu e Adriana, da Arquidiocese de Goiânia.