Pastoral da Sobriedade faz mapeamento no interior de Goiás

Nos dias 18 e 19, a Pastoral da Sobriedade do Regional Centro-Oeste da CNBB realizou mapeamento de comunidades terapêuticas em Itapuranga, na diocese de Goiás. O objetivo do trabalho é abrir um grupo de autoajuda na cidade. Para dar certo, as pessoas devem se inscrever no curso de capacitação de novos agentes que será realizado nos dias 3 e 4 de outubro, na sede do regional, Goiânia.

Durante o mapeamento a pastoral foi apresentada como ação concreta da Igreja Católica na prevenção, recuperação da dependência química e de todo e qualquer tipo de dependência. “Nós explicamos que a metodologia da Pastoral da Sobriedade baseia-se em 12 passos cíclicos, vivenciados em cada semana e alicerçados na Palavra de Deus, com o objetivo de preencher o vazio que muitas vezes, erroneamente, buscamos preencher”, explicou o coordenador da pastoral no regional, Nilson Almeida.

Passos

Em Itapuranga, a pastoral visitou a Comunidade Terapêutica Bom Pastor, instituição religiosa sem vínculos políticos e sem fins lucrativos, que atualmente acolhe quatro internos que trabalham e vivem daquilo que produzem ou plantam. Segundo Nilson, após o curso de capacitação e a abertura do grupo, será levado à comunidade os passos da Pastoral da Sobriedade, que retorna à cidade após o curso de formação de novos agentes.

Rialma e Santa Isabel

Os municípios de Rialma e Santa Isabel, na diocese de Uruaçu, também foram mapeadas pela Pastoral da Sobriedade. O primeiro passo foi a regularização dos grupos de autoajuda e atualização de relatórios na Pastoral da Sobriedade Nacional. O grupo de Rialma já foi aberto, oficialmente. Já de Santa Isabel ainda passará pelo processo assim que for registrado na pastoral em nível nacional.

O curso de novos agentes será nos próximos dias 3 e 4 de outubro, em Goiânia.