Pastoral da Pessoa Idosa realiza capacitação de líderes e coordenadores nas Dioceses de Formosa, Rubiataba-Mozarlândia e Uruaçu

PPI

Nos dias 21 a 24 de abril aconteceu a 2ª Etapa da Capacitação de Líderes e Coordenadores Paroquianos da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) nas Dioceses de Formosa, Rubiataba-Mozarlândia e Uruaçu. As formações tiveram a presença do bispo referencial da PPI no Regional Centro-Oeste da CNBB, Dom Adair Guimarães, que é o bispo diocesano de Formosa. Estiveram presentes ainda o coordenador estadual da pastoral, Eduardo Lima, e os coordenadores diocesanos Elias Rodrigues, Carlos Fernandes e Olímpia Duarte e as Facilitadoras Maria de Fátima, irmã Madalena, irmã Maria de Deus e Giulia Gabrielle de Jesus.

Dom Adair, em suas palavras, pediu coragem e ânimo aos agentes da pastoral e disse que além do trabalho social desenvolvido pela PPI, é importante rezar com os idosos e cuidar da vida espiritual deles. “Os idosos precisam desse cuidado da parte espiritual e vocês podem fazer isso junto com eles. É muito importante aprimorar a espiritualidade dos nossos idosos e esse trabalho começa agora para valer com coragem, fé e determinação”, afirmou o bispo.

De acordo com o coordenador da Pastoral da Pessoa Idosa Regional, Eduardo Lima, as capacitações tiveram início no mês de março e continuaram neste mês de abril com o objetivo de implantar o novo sistema desenvolvido pela pastoral. A PPI, conforme o coordenador, vive um momento novo e de muito trabalho, animação e crescimento. “Hoje só temos duas dioceses no estado de Goiás que estão sem a atuação da pastoral, mas em breve vamos trabalhar para que não tenhamos nenhuma e, esse novo sistema que nos ajuda nos trabalhos, está sendo acolhido por todos e isso tem fortalecido as pessoas que querem participar”, disse.

O sistema implantado tem o objetivo de catalogar os trabalhos desenvolvidos pela PPI nas paróquias e nas dioceses: reuniões, ações realizadas, relatórios sobre idosos, entre outros. Esses dados são compartilhados com a Pastoral da Pessoa Idosa Nacional.