Nos dias 28 a 30 de setembro, acontecerá no Centro de Estudos Sumaré, no Rio de Janeiro, o Encontro Nacional da Pastoral da Educação, com o tema “Atual cenário da educação brasileira e as perspectivas para a Pastoral da Educação”. Em reunião realizada na sede do Regional Centro-Oeste da CNBB, em Goiânia, no dia 25, os coordenadores da pastoral falaram sobre o evento nacional. Em vista desse acontecimento, o Encontro de Reavivamento para Professores, marcado para os dias 20 e 21 de outubro, foi adiado para o ano que vem, já que a pastoral regional também marcará presença no evento nacional.
No lugar do encontro regional, a pastoral vai promover no dia 20 de outubro, uma visita à Diocese de Itumbiara, conforme explicou prof. Valdivino José Ferreira. “Iremos visitar uma paróquia na qual iremos apresentar a Pastoral da Educação: o que, seus objetivos e missão. Assim respondemos ao pedido do papa Francisco de ser uma Igreja em saída”, afirmou. O objetivo é dar seguimento à proposta no ano que vem.
O grupo discutiu ainda sobre a eleição do coordenador da Pastoral da Educação que, prevista para fevereiro, deverá ser adiada para maio, quando acontecerá também a eleição do bispo referencial. Atualmente é o bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto. “Também falamos sobre a proposta de evangelização que temos que entregar até o dia 30 de novembro para o Regional Centro-Oeste. Já planejamos como será feita a avaliação da nossa caminhada pastoral no ano de 2018. O próximo passo é compilar o material a partir do envio das respostas de todas as dioceses onde há presença da Pastoral da Educação”, explicou Valdivino.