O 1º Encontro de Reavivamento Espiritual para professores já tem data marcada. Promovido pela Pastoral da Educação, do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal), o evento acontecerá nos dias 7 e 8 de outubro, com local ainda a ser definido. “Nosso objetivo com esse encontro é reunir professores, pedagogos, e outros profissionais da educação, que se interessam em conhecer e participar da Pastoral da Educação”, disse o bispo auxiliar de Goiânia e referencial para a pastoral, Dom Levi Bonatto.
O bispo também explicou os motivos que levaram a pastoral a organizar o encontro espiritual. “Precisamos que essas pessoas, convencidas de sua missão como cristãs católicas, atuem evangelizando nas escolas, universidades e demais instituições de ensino, porque essa é a finalidade da Pastoral da Educação. É preparar os agentes para serem formadores de opinião entre os professores”, explicou.
Professor Valdivino José Ferreira, coordenador da Pastoral da Educação no regional e atuante no ensino, na educação superior, afirmou que a proposta do encontro e de toda a ação missionária da pastoral é caminhar junto com os profissionais da educação. “O professor em nosso país, sobretudo no estado de Goiás, tem sofrido muito. E a atual conjuntura social tem agredido esse profissional com as condições de trabalho e financeiras dadas a essa classe, por isso, propomos ajudar o mundo da educação não só formal, mas, sobretudo com a educação informal”, disse.
A vida corrida, a falta de tempo dos professores e tantos outros desafios são de conhecimento da Pastoral da Educação, segundo o professor Valdivino, por isso, o grupo estuda promover encontros como esse, em fins de semana, para que profissionais da educação participem de momentos de oração, reflexão, formação, reavivamento espiritual e assim aliviem suas tensões do dia a dia.
A próxima reunião da diretoria da Pastoral da Educação será no próximo dia 9 de setembro, na qual será fechada a programação e o local do encontro.