Pastoral da Criança apresenta aplicativo para celular que auxiliará agentes nas visitas domiciliares

Nos dias 16 a 19 de março, a Pastoral da Criança realizou Encontro de Formação para o Regional Centro-Oeste, que compreende os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. O evento aconteceu na Casa de Retiros das Irmãs de Jesus Crucificado, em Goiânia. Ao todo, participaram 39 dioceses, sendo 11 de Goiás e Distrito Federal. O objetivo principal da formação foi apresentar o aplicativo Visita Domiciliar (para celulares android) que deverá substituir o antigo caderno do líder.

A novidade irá qualificar o trabalho dos agentes voluntários, segundo a designer do setor de comunicação da Pastoral da Criança e responsável pelo aplicativo, Daiane Priscila Kovalski Leite. “O aplicativo irá ajudar nossos líderes das bases a fazerem visitas de melhor qualidade, possibilitando agilidade nos trabalhos e o envio instantâneo das informações à pastoral, sem necessidade de postagem de material impresso via Correios”, explicou.

O Regional Centro-Oeste foi o primeiro a receber a novidade, que será levada a todos os estados do Brasil até o próximo mês de julho. “Nosso objetivo é fortalecer a missão da Pastoral da Criança a partir dessa ferramenta que será disponibilizada nas bases e ajudará internamente nossos agentes como também refletirá nas famílias que são acompanhadas”, completou Daiane.

Oficinas

Além do aplicativo, durante os quatro dias de encontro, os voluntários passaram por mais quatro oficinas: Missão e Coordenação, cujo objetivo é rever a missão de cada coordenação; Setor Financeiro, que se debruça sobre a analisar os recursos recebidos e como prestar contas; Desenvolvimento infantil, que é acompanhar o desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos; Acompanhamento nutricional, tarefa que visa educar as famílias para uma alimentação saudável, controlando o peso. Essas oficinas têm o objetivo também de fortalecer os trabalhos nas bases. Para a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, irmã Veneranda Alencar, a novidade apresentada e as demais formações só vêm fortalecer a missão da pastoral. “A Pastoral da Criança é, em primeiro lugar, uma ação evangelizadora da Igreja, portanto, precisamos estar sempre atentos ao fortalecimento da sua missão e todos os anos fazemos isso por meio dessas formações que motivam e dinamizam os trabalhos nas comunidades de todo o Brasil”, destacou a religiosa.

Rosane Maria Góes, que é coordenadora da pastoral para o estado de Goiás, avaliou positivamente o encontro. “Foi muito rico que possibilitou a troca de experiências entre os membros dos quatro estados e trouxe novidades que ajudarão em nossos trabalhos. Acredito que cada coordenador se empenhou e sai daqui motivado para assimilar ao máximo e transmitir o aprendizado aos seus líderes e coordenadores de paróquias, nas bases”, declarou. O encontro também teve a participação do Dr. Nelson Arns, filho da fundadora da pastoral, Dra. Zilda Arns, que apresentou aspectos sobre o setor financeiro.

O próximo estado a receber a formação será o Pará.

Veja fotos

Flickr

Google Fotos