A Pastoral da Aids da Arquidiocese de Goiânia realizou no dia 5 de novembro, uma capacitação para multiplicadores de base, na sede do Grupo AAVE (Aids: Apoio, Vida, Esperança). O evento que contou com a participação de 26 pessoas, de 11 paróquias. Diversos temas, assessorados pela coordenadora da pastoral na Arquidiocese, Suely de Souza Marinho, foram abordados na formação, entre eles a questão da Aids, desde seu significado, formas de transmissão do HIV, adesão ao tratamento e como viver com o vírus. Esse trabalho teve a participação de Sâmara e Tâmara Borges, da equipe do Grupo AAVE. Foi realizado também pela manhã um treinamento sobre visitas domiciliares, no qual foram abordadas questões práticas.
A formação também contou com uma apresentação sobre a missão da Pastoral da Aids, feita pela coordenadora regional, irmã Margaret Hosty. “Apresentei os objetivos, atividades, onde a pastoral está presente e como iniciar ou dar continuidade na paróquia ou na comunidade”, comentou a religiosa. Foi apresentado aos participantes as duas campanhas promovidas pela pastoral: a Vigília pelos Mortos de Aids e o Dia Mundial de Luta Contra a Adis. Irmã Margaret ainda deu destaque às ações estratégicas da pastoral, incidência política e a importância da participação dos agentes nos espaços de controle social, em especial nos conselhos de saúde.
Irmã Margaret comentou também com os presentes que desde o início da epidemia em Goiás, no ano de 1984, até o presente, foram notificados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), 13.564 casos de Aids no estado. “Com essa informação os novos agentes da pastoral puderam constatar a importância do diagnóstico precoce”, disse. Foi trabalhado também na formação o Guia do Agente, que trata de temas como a espiritualidade do agente; o olhar o mundo com o olhar de Deus; perfil do agente, entre outros.
Nova coordenação
A formação foi avaliada de maneira positiva pelo nível de esclarecimento, riqueza do material apresentado e pela participação e presença de novos agentes. Foi importante também a presença de cinco pessoas soropositivas. No fim da capacitação, foi empossada a nova coordenadora para a Pastoral da Aids no Regional Centro-Oeste: irmã Elenice Natal de Lima, que tem mais de cinco anos de trabalhos práticos na pastoral e no Grupo AAVE. Também foi acolhida a nova coordenadora da pastoral na Arquidiocese de Goiânia, Nilva Diolinda de Jesus. Elas foram escolhidas pelos agentes.