A sede do Grupo AAVE (Aids: Apoio, Vida e Esperança) acolheu nos dias 6 e 7 de abril, a Pré-Assembleia da Pastoral da Aids, do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal). O evento aconteceu em preparação para a Assembleia Nacional da Pastoral que será no próximo mês de outubro, em Porto Alegre (RS). Participaram os coordenadores e agentes das Dioceses de Anápolis, Goiás, Jataí, Luziânia e Arquidiocese de Goiânia, além de membros do Grupo AAVE.
No dia 6 pela manhã houve momentos de oração, reflexão, partilha e relato de cada diocese. À tarde houve avaliação da caminhada do regional durante o triênio 2017-2019. Dom Eugênio Rixen, bispo referencial da Pastoral da Aids trabalhou com os presentes o tema “Espiritualidade”. Em seguida ele presidiu a Santa Missa.
No dia seguinte aconteceu a eleição dos novos coordenadores diocesanos e da coordenadora do Regional Centro-Oeste para a Pastoral da Aids, bem como a escolha dos representantes do regional para a Assembleia Nacional. Foi um momento de bênção e oportunidade de ampliar sugestões para o regional e avaliar juntos as ações e atividades, como também externar dificuldades e esperanças.
Novos coordenadores
Irmã: Elenice Natal de Lima foi reeleita coordenadora do Regional Centro-Oeste para o triênio 2019 a 2021.
Coordenadores diocesanos reeleitos para o triênio 2019 a 2021
Arquidiocese de Goiânia – Nilva Diolinda de Jesus
Diocese de Anápolis – Irmã Marilúcia
Diocese de Jataí – Lúcia Helena
Novos coordenadores diocesanos eleitos
Diocese de Luziânia – Ueslei da Silva Reis
Diocese de Goiás – Weder de Bastos Marques
Pastoral da Aids realizou 36ª Vigília pelos mortos de Aids
No dia 19 de maio, a Vigília pelos mortos de Aids e outras ações para lembrar os mortos de Aids, foram realizadas em Águas Lindas de Goiás, Diocese de Luziânia e na Diocese de Jataí. Na Arquidiocese de Goiânia, a vigília foi celebrada pela primeira vez no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, com missa presidida pelo bispo referencial da Pastoral da Aids, Dom Eugênio Rixen. Em sua homilia, o bispo pediu a todos que se solidarizem com as famílias que perderam seus membros queridos vítimas da Aids, e convidou os devotos do Divino Pai Eterno para rezar juntos a oração. Além dos agentes da pastoral e todos os membros do grupo AAVE, participaram da vigília os coordenadores da Pastoral da Aids da cidade de Goiás e cerca de 4 mil fiéis.
Mais uma vez, a vigília foi celebrada no Santuário Sagrada Família, da Vila Canaã, com missa presidida pelo padre Rodrigo de Castro, apoiador da Pastoral da Aids e do Grupo AAVE e aproximadamente 2,5 mil fiéis estavam presentes. A vigília foi celebrada com ênfase na prevenção, também com missas nas seguintes paróquias: Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges, do Jardim América; Nossa Senhora do Santo Rosário, do Bairro Goiá; Paróquia Imaculada Conceição, do Pontal Sul, de Aparecida de Goiânia. A vigília é um momento de sensibilização dos cristãos a fim de motivar para o engajamento na luta contra a aids e para o acolhimento e cuidado daqueles que vivem com HIV. A lembrança dos mortos torna-se um grito de prevenção.
A Vigília
Internacionalmente conhecida com Candlelight (luz de velas), a vigília tem como seu símbolo máximo as chamas das velas acesas nesta ocasião. Elas sinalizam nosso estado de vigilância. Ao mesmo tempo, busca iluminar a realidade da epidemia e solidariedade com os portadores, com seus familiares e amigos das pessoas falecidas. Cada vela acesa simboliza uma vida impedida de brilhar por causa da Aids.