Pascom promove concurso para escolha de nova logomarca

A Pastoral da Comunicação (Pascom) lançou o concurso para criação da logomarca da pastoral que será utilizada em todas as paróquias da Diocese de Luziânia. As inscrições das propostas deverão ser realizadas até o dia 14 de abril.

A ideia foi apresentada na primeira reunião da Pascom, realizada na Catedral, em Luziânia, no domingo, 25 de fevereiro. O projeto conta com a aprovação do bispo diocesano, Dom Waldemar Passini, que também é diretor espiritual da pastoral.

As inscrições já estão abertas e os candidatos poderão enviar suas propostas até o dia 14 de abril para o e-mail pascomdioceseluziania@gmail.com. O resultado será divulgado no dia 20 de maio, durante o evento Vinde Comunicar, que será realizado em Novo Gama (GO).

Se interessou? Leia atentamente o regulamento e participe. Faça parte da história da Pastoral da Comunicação da Diocese de Luziânia.

REGULAMENTO:
1. Objetivo:
O concurso cultural para escolha da logomarca para representar graficamente a Pastoral da Comunicação da Diocese de Luziânia-GO tem como objetivo a criação e a escolha de uma logomarca que será o símbolo da Pascom em todas as paróquias da Diocese de Luziânia. Este concurso é de caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem vinculado à aquisição ou ao uso de qualquer bem, direito ou serviço.

2. A Pastoral da Comunicação
A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da conjunção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. A palavra “pastoral” tem sua raiz no verbo “apascentar”, “pastorear” e no termo “pastor”. No Antigo Testamento, essas palavras são carregadas de significados. A característica do pastor na literatura bíblica é aquela de “guiar”, “conduzir”. No Evangelho de São João, Jesus se apresenta como o Bom Pastor que cuida das ovelhas, chama-as pelo nome, as conduz, caminha à frente delas e dá a vida por elas. Jesus é referência e paradigma de toda ação pastoral da Igreja. A pastoral é aquela que conduz, provê, reúne, anima, e coloca-se a serviço da comunidade e de todas as pessoas.

As ações comunicativas da Pascom ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja, pois a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação. Contudo, não se pode reduzir essa pastoral aos meios de comunicação, pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias.
Compreendendo a Pascom em sua abrangência, algumas características se destacam:

1) Colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;

2) Promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;

3) Capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;

4) Favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação;

5) Envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja

6) Desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.

(Diretório da Comunicação para a Igreja no Brasil /245 – 248 )

3. Participantes
3.1. Todas as pessoas, sejam elas fiéis seguidoras da Igreja ou não, poderão inscrever suas propostas, individualmente, ou em grupos.
3.2. São considerados concorrentes deste Concurso todos aqueles que se inscreverem e entregarem as propostas no prazo definido.

4 – Inscrição e envio das propostas
4.1. O período para se inscrever no concurso será de 1º de março a 14 de abril de 2018.
4.1.1 Não serão aceitas propostas após a data limite.
4.2. Não há limite de envio de propostas de logomarcas por proponente.
4.3. As propostas devem ser enviadas exclusivamente via e-mail para pascomdioceseluziania@gmail.com com o assunto: CONCURSO LOGOMARCA.
4.4. O participante deverá informar (via e-mail) os seguintes dados ao enviar a proposta:
4.5.1. Nome completo
4.5.2. Número de documento de identificação (CPF e/ou RG)
4.5.3. Telefone e e-mail para contato

4.6. O logotipo deverá estar nos formatos cdr/png/jpg/psd vetorizadas, em alta resolução e com modelo de aplicação.
4.7. Não serão aceitas propostas de logomarcas sem o envio das informações do item 4 desse regulamento

5– COMISSÃO JULGADORA E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CONCURSO
5.1. A Comissão Organizadora, composta pela coordenação diocesana da Pascom de Luziânia, observando o Regulamento, fará a seleção de cinco logomarcas entre as enviadas por e-mail.
5.2. As cinco melhores propostas serão enviadas para a seleção final que será realizada pelo bispo da Diocese de Luziânia, Dom Waldemar Passini.
5.3. Apenas uma proposta, dentre as cinco finalistas selecionadas, será classificada em 1º lugar e utilizada como o logotipo oficial da Pascom.
5.4. Serão considerados os seguintes critérios de julgamento dos trabalhos:
5.7.1. Criatividade (inovação conceitual e técnica): 25%;
5.7.2. Originalidade (desvinculação de outras marcas existentes): 25%;
5.7.3. Comunicação objetiva (concisão e universalidade): 25%;
5.7.4. Relação com a pastoral, a Diocese de Luziânia e a finalidade da pastoral: 25%.

6. Cronograma:
1º/03/2018 – Abertura das inscrições e envio de propostas
14/04/2018 – Encerramento das inscrições e envio de propostas
15/04/2018 – Início da análise pela Comissão Julgadora
30/04/2018 – Encerramento da análise pela Comissão Julgadora
20/05/2018 – Apresentação do resultado da seleção durante a realização do Vinde Comunicar (Novo Gama-GO)

7. Disposições gerais:
7.1 A participação nesse concurso não enseja nenhuma remuneração financeira ou qualquer modalidade de sorte às empresas ou pessoas participantes e não vincula a compra ou aquisição de quaisquer produtos ou serviços das empresas ou pessoas envolvidas
7.2 A simples participação neste concurso implica a total aceitação deste regulamento e os participantes neste concurso declaram, desde já, serem os autores das propostas de logomarcas enviadas para a comissão organizadora da Pastoral da Comunicação (Pascom), não tendo cometido plágio ou violação a qualquer direito de terceiro.
7.3 Os participantes também cedem e transferem para a Diocese de Luziânia, sem quaisquer ônus para a Instituição e em caráter definitivo, pleno e irrevogável todos os direitos autorais sobre todas as propostas de logomarcas enviadas, para qualquer tipo de utilização, publicação, reprodução por qualquer meio ou técnica e na divulgação do resultado.
7.4 O organizador reserva-se o direito de efetuar alterações que considerar necessárias na aplicação da logomarca escolhida.
7.5 A Diocese de Luziânia não se responsabiliza por problemas técnicos que impeçam, retardem ou prejudiquem o envio ou recebimento das propostas de logomarcas.
7.6 Quaisquer dúvidas ou divergências não previstas no presente regulamento serão julgadas e decididas de forma soberana e irrevogável pela comissão organizadora do Concurso.

Clique aqui e faça o download do regulamento.