A Páscoa dos Militares aconteceu no último dia 4 de abril, na Catedral Metropolitana de Brasília. A celebração contou com presença de centenas de militares das Forças Armadas e Auxiliares. A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Marcony, Vinícius Ferreira, e concelebrada por capelães militares do Distrito Federal.
A Páscoa dos Militares é o mais importante evento religioso da família militar. Essa celebração foi instituída quando por ocasião do retorno da Força Expedicionária Brasileira (FEB) dos campos de batalha da Itália, na 2ª Guerra Mundial. Isso ocorreu porque nossos pracinhas estavam em combate na data prevista para a Páscoa em 1945. Iniciava-se, assim, essa tradição.
O evento foi organizado pela Marinha do Brasil, a qual detinha a guarda da imagem de Nossa Senhora da Defesa desde a Páscoa de 2023. Este ano, o Comandante do 7° Distrito Naval realizou a entrega solene da imagem para o Comandante Militar do Planalto, ato que instituiu o Exército Brasileiro como o responsável pela sua guarda até a Páscoa dos Militares de 2025, quando a repassará para a Força Aérea Brasileira.
Prestigiaram a celebração o Ministro da Defesa, senhor José Mucio Monteiro Filho e as seguintes autoridades: General de Divisão Ricardo de Castro Trovizo e Major-Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, Assessores Especiais Militar do Ministro da Defesa, Vice-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, Comandante do 7° Distrito Naval, General de Divisão Ricardo Piai Carmona, Comandante Militar do Planalto, Coronel Aviador Miguel Ângelo Côrtes Salvio Júnior, Comandante da Base Aérea de Brasília, e demais autoridades civis e militares de Brasília.
Fonte: Arquidiocese Militar do Brasil