Partilha sobre os desafios e sofrimentos no tempo de pandemia foi tema de reunião da Comissão Nacional de Presbíteros

A Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) se reuniu nos dias 23 a 26 de fevereiro, em São Paulo (SP). Participaram do encontro, os presidentes das Comissões Regionais de Presbíteros (CRP) e o bispo referencial da Comissão Nacional, Dom André Vital Félix da Silva. Padre André Luís do Vale, coordenador da Comissão de Presbíteros do Regional Centro-Oeste, participou.

Durante a reunião foi apresentada a realidade de cada regional a partir da situação de pandemia do coronavírus. “Foram várias experiências de sofrimentos, desafios como também de unidade, comunhão e solidariedade apresentados”, afirmou padre André. “Essa atual situação tem afetado enormemente as pessoas do nosso País e não é diferente para os sacerdotes que também estão na linha de frente na ajuda espiritual, humana, social e econômica. São muitas as experiências de solidariedade, inclusive, entre as paróquias e padres. O tema do cuidado esteve presente, o presbítero que cuida de si e do povo de Deus, como também cuida dos irmãos no ministério”, disse.

Outro tema tratado a reunião foi sobre a Pastoral Presbiteral como espaço de comunhão e cuidado, comunhão entre si e com os bispos. “Foi evidenciado que é importante o cuidado para que não cresça a polarização e que os sacerdotes sejam um ponto de unidade na diversidade e também vivendo a caridade fraterna, sobretudo com os irmãos em dificuldade, fortalecendo assim a fraternidade e a comunhão presbiteral”, ressaltou padre André.

Durante a reunião houve espaço também para tratar de temas mais práticos, como o estatuto, eleição da nova presidência da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP). Foi feita a prestação de contas da Comissão e sobre o 18º ENP (Encontro Nacional de Presbíteros) que foi adiado para os dias 10 a 16 de maio de 2022, a se realizar na cidade de Aparecida (SP). Para esse encontro ainda é possível fazer a inscrição.

Padre André Luís disse ainda que foram dias de intenso trabalho e oração e que a CNP se solidarizou com as vítimas do novo coronavírus. “Foram dias muito trabalho, mais também de partilha, orações, fraternidade. Nós da Comissão Nacional de Presbíteros solidarizamos com todas as vítimas desta pandemia, de modo especial, dos sacerdotes do nosso Brasil e de todos os familiares. Convido a intensificar as orações pelos sacerdotes do nosso regional. Que São João Maria Vianney interceda por todos”.