O Papa Francisco nomeou neste sábado, 18 de novembro, o padre Joaquim Carlos Carvalho, da Ordem de São Bento (OSB), como novo bispo da vacante Diocese de Jataí. A diocese encontrava-se vacante desde 29 de março deste ano, quando seu 6º bispo, Dom Nélio Domingos Zortea, foi nomeado como bispo para Diocese de Cruz Alta (RS). Desde maio deste ano, o Monsenhor Joaquim Carlos Carvalho assumiu o serviço de administrador diocesano de Jataí.
Currículo e trajetória eclesial
O Monsenhor Joaquim Carlos Carvalho nasceu em 20 de julho de 1954, em Mineiros (GO). Cursou o primeiro grau no Instituto Erasmo Braga, em Mineiros, e o segundo grau no Colégio Estadual Professor Pedro Gomes, em Goiânia, concluído em 1974.
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade N. S. Medianeira (SP), concluída em 1978, e Teologia pelo Instituto de Teologia S. Paulo (Itesp), em São Paulo (SP), concluída em 1981. Também é graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás, em Goiânia, concluída em 1992. O presbítero possui especialização em Educação – Aprendizagem e Diferenças, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), curso que concluiu em 1996.
Fez sua profissão simples na Ordem de São Bento em 7 de março de 1976, a profissão solene em 11 de fevereiro de 1979 e foi ordenado sacerdote em 2 de fevereiro de 1982.
Ao longo deste tempo, exerceu as seguintes atividades: diretor do Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis, em Mineiros (GO); Professor de Filosofia e Psicologia no Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis em Mineiros; Prior dos monges beneditinos de Mineiros por 8 anos; Vice-prior dos monges beneditinos de Mineiros por 12 anos; Mestre de noviços dos Monges Beneditinos de Mineiros; Diretor de formação dos Monges Beneditinos de Mineiros; Presidente da entidade civil Monges Beneditinos de Mineiros; Atualmente é o ecônomo do Priorado São José dos Monges Beneditinos de Mineiros.
Foi professor de Psicologia da Religião no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG); Membro da diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil em Goiás; professor de Psicologia da Educação da Faculdade de Pedagogia da Fundação Integrada de Ensino Superior de Mineiros (FIMES); Membro do Conselho Superior da Fundação Universitária de Mineiros (UNIFIMES) e professor de Psicologia pastoral no Instituto Dom Miguel em Rio Verde (GO).
Foi pároco da Paróquia Divino Espírito Santo de Mineiros de1993 a 1997 e de 2000 a 2009; Vigário paroquial da Paróquia São Bento desde 2009; assessor em cursos de aprimoramento pessoal para religiosos e formandos em vários estados do Brasil e assessor de retiros espirituais para sacerdotes, religiosas, religiosos e leigos.
Na Diocese de Jataí, foi membro do Conselho Presbiteral, do Colégio de Consultores e do Conselho Financeiro da diocese; Vigário Geral de 7 de novembro de 2012 a 27 de maio de 2014; Presidente do Conselho Superior da FIMES por dois mandatos (2013 a 2017 e deste ano até 2021); Administrador diocesano eleito em 4 de agosto de 2014 até 13 de fevereiro de 2016; Superior e formador dos Monges Beneditinos de Mineiros em Goiânia em agosto de 2015; Prior dos Monges Beneditinos de Mineiros de fevereiro de 2017 até agosto de 2019; Assumiu como administrador diocesano de Jataí em 25 de maio de 2023.
Fonte: CNBB Nacional