O Papa Francisco proclamou outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário com o objetivo de: “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”. Trata-se de acontecimento eclesial de grande importância que abrange todas as Conferências Episcopais, os membros dos institutos de vida consagrada, as sociedades da vida apostólica, as associações e movimentos eclesiais.
O Mês Missionário Extraordinário (MME) não é um acontecimento que passa e cai no esquecimento, mas deve ser marcado por diversas atividades que provocam as comunidades à criatividade. O tema é sugestivo: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo” porque aderir a este mandato do Senhor não é opcional para a Igreja, é uma “obrigação” que lhe incumbe, como recordou o Concílio Vaticano II, pois a Igreja “é, por sua natureza, missionária”. “Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar.” A partir da realidade de cada comunidade, é possível tornar esse Mês Missionário realmente extraordinário.
DIA MUNDIAL DAS MISSÕES
O ápice do Mês Missionário Extraordinário, como todos os anos no mês de outubro, é o Dia Mundial das Missões, que neste ano será celebrado nos dias 19 e 20 de outubro, momento em que todas as Igrejas particulares, todas as Instituições e Associações eclesiais e cada cristão membro da Igreja têm o dever de colaborar para que a mensagem do Senhor se difunda e chegue até os últimos confins da terra.
No domingo que antecede o Dia Mundial das Missões, todas as paróquias e comunidades distribuem o envelope que deve ser utilizado exclusivamente para a Coleta do Dia Mundial das Missões. As ofertas realizadas em todas as comunidades, paróquias e instituições católicas devem ser integralmente enviadas à sua diocese, que por sua vez repassa os valores às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade, para apoiar projetos missionários em todo o mundo.
Oração do Mês Missionário Extraordinário
Pai Nosso,
o Teu filho unigênito Jesus Cristo,
ressuscitado dentre os mortos,
confiou aos seus discípulos o mandato:
“Ide e fazei discípulos todos os povos”.
Recorda-nos que, pelo batismo,
tornamo-nos participantes da missão da Igreja.
Pelos dons do Espírito Santo, concede-nos a graça
de sermos testemunhas do Evangelho,
corajosos e vigilantes,
para que a missão confiada à Igreja,
ainda longe de estar realizada,
encontre novas e eficazes expressões
que levem vida e luz ao mundo.
Ajuda-nos, Pai Santo,
a fazer com que todos os povos
possam encontrar-se com o amor
e a misericórdia de Jesus Cristo,
Ele que é Deus convosco, vive e reina
na unidade do Espírito Santo,
agora e para sempre.
Amém