Ordenado bispo, Dom Joaquim Carlos Carvalho toma posse da Diocese de Jataí

No último dia 27 de janeiro, a Diocese de Jataí (GO) viveu um momento histórico de grande alegria. Mons. Joaquim Carlos Carvalho, OSB, nomeado bispo diocesano de Jataí em dia 18 de novembro de 2023, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, recebeu o sacramento da ordem no seu 3° grau em solene celebração Eucarística realizada na Igreja Santa Luzia em Mineiros (GO). Presidiu a celebração Dom João Justino, arcebispo metropolitano de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB e teve como bispos co-ordenantes Dom Waldemar Passini Dalbelo, bispo de Luziânia (GO) e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB e Dom Carmelo Scampa, bispo emérito de São Luís de Montes Belos (GO). A celebração contou também com a presença de demais bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB: Dom Giovani Carlos, bispo de Uruaçu e vice-presidente do Regional; Dom Francisco Agamenilton, bispo de Rubiataba-Mozarlândia e secretário do regional; Dom José Francisco, bispo de Ipameri; Dom Jeová Elias, bispo de Goiás; e Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar de Goiânia e bispos de outras regiões do Brasil.

Além dos sacerdotes, religiosos e religiosas da Diocese de Jataí participou um número expressivo de fiéis leigos advindos de todas as paróquias da Diocese de Jataí. Foi um dia de intensa alegria e comoção em participar da ordenação episcopal de um filho da diocese que agora foi constituído seu Pastor, uma vez que Dom Joaquim é natural de Mineiros e viveu toda sua vida sacerdotal na Diocese de Jataí ocupando diversos cargos e participando de vários conselhos.

Em sua homilia, Dom João Justino demonstrou carinho por Dom Joaquim e para com a diocese e destacou que a sua nomeação para a Igreja de Jataí significa que “Deus visitou o seu povo”, cumprindo assim a promessa realizada em Jr 3,15 de que “Dar-vos ei pastores segundo o meu coração”. E desse modo, Dom João fez votos de um fecundo pastoreio na condução da Igreja de Jataí.

No Domingo, 28 de janeiro, às 10h, na Catedral Divino Espírito Santo, em Jataí, a festa continuou com a celebração canônica de acolhida de Dom Joaquim como 7° bispo diocesano de Jataí. Foi de fato uma festa! Era possível ver nos olhares, nas palavras e nos gestos de todo os presentes a alegria da Igreja de Jataí em receber a Dom Joaquim como seu 7° bispo diocesano.

Estiveram presentes milhares de fiéis de toda diocese, o clero, os religiosos e religiosas, seminaristas e vocacionados que juntos entoram um grande louvor de ação de graças a Deus, nosso Senhor, pelas maravilhas realizadas na Igreja de Jataí. Também marcaram presença Dom João Justino, Arcebispo de Goiânia e seu auxiliar, Dom Levi Bonatto; Dom José Luiz Magela, arcebispo de Pouso Alegre (MG) e (5° bispo diocesano de Jataí) e Dom Lindomar, bispo de São Luís de Montes Belos (GO).

Dom Joaquim acolheu a cada um com imensa ternura, e na sua homilia destacou como valoriza cada pessoa na sua singularidade, apontando assim os caminhos pastorais que deseja trilhar em seu ministério de apascentar a Diocese de Jataí.

Rezemos por Dom Joaquim.
Rezemos pela Diocese de Jataí!