A Arquidiocese de Goiânia e a PUC Goiás lançaram a Jornada da Cidadania 2017 na manhã do último dia 9, em solenidade realizada na Cúria Metropolitana, quando foi apresentada a ampla programação gratuita e as novidades desse grande evento comunitário, que será realizado de 24 a 27 de maio, no Centro de Convenções da PUC Goiás. Autoridades e personalidades civis e religiosas, leigos, apoiadores e representantes da imprensa goianiense prestigiaram o lançamento.
Entre as novidades da Jornada da Cidadania, destacam-se as que têm sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano: Estação Descarte Consciente (coleta de lixo eletrônico), Estação Solidariedade (doações), Estação Conecta PUC (mostra científica e tecnológica, com workshops e palestras) e a Estação Povos do Cerrado (espaço destinado à apropriação cultural dos povos indígenas e quilombolas que habitam o Cerrado, com programação cultural – danças, rodas de capoeira e exposições –, palestras, rodas de conversa, feiras de arte e artesanato e muito mais). O público ainda poderá participar de visitas monitoradas aos museus e aos laboratórios da universidade e usufruir dos serviços do Vapt Vupt e da Previdência Social (INSS), além de outros serviços de parceiros.
A Jornada reúne, em um único evento, a Semana de Cultura e Cidadania, a Feira da Solidariedade e os Jogos Universitários, oferecendo um grande número de serviços, minicursos, exposições, apresentações artísticas e atividades interativas, dirigidas a todas as idades. As atividades ocorrem simultaneamente e devem envolver um público de mais de 100 mil pessoas, durante os quatro dias, a exemplo do ano passado. Em 2016, foram realizados 564.311 atendimentos nas áreas de saúde, jurídica, assistência social, meio ambiente, área da construção, consultoria em negócios e empreendedorismo, entre outras, que também serão oferecidas este ano.
“Organizamos tudo com muito cuidado, para atender especialmente a população de baixa renda, com o envolvimento de 3 mil voluntários e o apoio de diversos parceiros”, disse a coordenadora geral da Jornada, profa. Márcia de Alencar Santana, pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil da PUC Goiás.
Integra a ampla programação da Jornada a já tradicional Feira da Solidariedade, que divulga o trabalho das obras sociais da Arquidiocese de Goiânia, inclui celebração de missas, atendimento para confissões, casamento comunitário e apresentações culturais das paróquias, entre outras ações. Mais de 60 expositores apresentarão seus trabalhos em estandes de artesanato e alimentação, e mais de 20 atrações artísticas das paróquias serão apresentadas.
O arcebispo Dom Washington Cruz encerrou o lançamento dizendo que “tudo o que é considerado negativo no mundo pode ser vencido pelo Amor”. Ele lembrou uma fala de Dom Paulo Evaristo Arns, de anos atrás: “O Brasil precisa de esperança. Temos que ser anunciadores da esperança; temos que suscitar no mundo a esperança”. Nosso pastor exortou sua Igreja a divulgar a Jornada da Cidadania, reconhecendo nela uma expressão do amor e da misericórdia de Deus, uma semente de esperança.