Cerca de mil pessoas participaram nesta quinta-feira, 17, pela manhã da Missa de Natal para a população que vive na rua. A Celebração que aconteceu na catedral Metropolitana de Brasília foi presidia pelo Arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, (CNBB), dom Sergio da Rocha e concelebrada pelos bispos auxiliares, dom Leonardo Steiner e dom Marcony Ferreira.
Este é o terceiro ano que a Pastoral do Povo de Rua e a Casa Santo André promovem esta Missa natalina para as pessoas em situação de rua.
Em sua homilia, dom Sergio lembrou a todos os presentes que Jesus é por todos e está com todos. “Eis o grande motivo para continuarmos, para não desanimar, para não se acomodar. Nós não estamos sozinhos, Jesus vem até nós.”
O bispo fez menção ao Ano da Misericórdia pelo qual a Igreja do mundo tem a graça de passar e ressaltou a importância da abertura da Igreja para todos, inclusive para os marginalizados e esquecidos pela sociedade.
O vice coordenador da Pastoral do Povo da Rua, Diácono Gedeon Ribeiro, falou do grande significado desta Missa para toda a população de rua. “Quando Jesus Cristo nasceu ele não teve um local para ser a acolhido. E a igreja está acolhendo estas pessoas relembrando o nascimento de Jesus e também acolhendo Jesus na face de cada pobre desses que participa aqui neste dia”.
Antes da benção final, dom Sergio pediu a todos os presentes que não deixem de rezar e de seguir o caminho do Senhor. “Lembre-se sempre de Deus, rezem. Mesmo nas dificuldades e na falta de esperança não abandonem as orações. E as mães presentes aqui, ensinem seus filhos a rezarem. Não só o pai nosso e a Ave Maria, mas ensinem as crianças a conversarem com Deus”, pediu o bispo.
Para encerrar, após a Missa, três acolhidos da casa Santo André realizaram uma encenação teatral da Anunciação do Anjo Gabriel a Maria.
Terminada a Celebração todos foram levados para a Sede do Movimento Eureka, na 906 Norte, onde foi servido uma almoço de Natal. No mesmo local, durante toda a tarde serão oferecidas diversas atividades como, atendimento jurídico, atendimento piscico-social, distribuição de roupas e sapatos, distribuição de brinquedos para as crianças, cortes de cabelo e muito mais.
Diácono Gedeon falou sobre as doações que a Pastoral recebeu este ano para a realização deste dia especial. “Graças a Deus a Sua providência não nos falta. Agente tem um falso engano que o povo católico não ajuda sendo que muitas vezes falta quem tem a coragem de pedir, porque graças a Deus as pessoas ajudam e se mobilizaram. Nós vimos Nossa Senhora passar na frente e provindeciar muito mais que nós precisamos. Então as talhas de vinho se encheram para que nós pudéssemos realizar este evento hoje, graças a Deus”.