A tradicional missa da Bênção das Mochilas na Arquidiocese de Goiânia foi presidida pelo arcebispo Dom Washington Cruz no domingo (21). Alunos de diversas escolas, presentes na Catedral Metropolitana para receber a bênção do pastor, participaram munidos de sua ferramenta mais importante: a mochila.
Voltando-se à leitura do Evangelho do dia (Lc 9,28b-36), Dom Washington lembrou que a Palavra refere-se à luz (transfiguração). “Qual é a luz mais forte no mundo?” Perguntou às crianças que responderam: “o sol”. E o arcebispo emendou. “Mais forte que a luz do sol é Jesus. Diante dele, o sol é pura faísca. Deus é a luz que vocês devem encontrar todos os dias ao se levantarem para ir à escola aprender mais sobre a vida através das ciências”.
O arcebispo chamou a atenção dos pequenos, para entenderem desde cedo, que a maior sabedoria que se pode aprender é que não se conhece tudo. E pediu a eles que rezassem todos os dias. “Ao estudar, aprendemos que quanto mais estudamos menos sabemos. Os crentes, nós que cremos, sabemos que existe outra luz, não apenas ciência e saber, que aprendemos nos livros didáticos. A luz que é Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Quero que as crianças, neste ano que começa, estudem muito para começar a aprender mais as coisas deste mundo, mas quero também que as crianças sobretudo rezem, busquem a Deus nosso Pai, conheçam Jesus Cristo”. No fim da missa, ele aspergiu pais e alunos, e todos ganharam escapulários e bíblias.