Lideranças da Diocese de Goiás estudam o livro de Ezequiel, tema do Mês da Bíblia 2024

No sábado, 17 de agosto, aconteceu a 2ª Coordenação de Pastoral da Diocese de Goiás, realizada na Cúria, na cidade de Goiás, com a participação do bispo diocesano, Dom Jeová Elias e o bispo emérito, Dom Eugênio Rixen, além dos padres, representantes das pastorais, movimentos e organismos que integram esta Igreja particular de Goiás. Todos os anos a diocese escolhe um tema de estudo para este encontro e desta vez foi o livro do profeta Ezequiel que será refletido no Mês da Bíblia, em setembro próximo, pela Igreja no Brasil.

Durante o encontro, o professor Joel Antônio Ferreira, da PUC Goiás, apresentou aos participantes a história do livro, a vocação do profeta Ezequiel e todo o contexto que o profeta vivenciou. “Esse encontro ajudou na preparação do Mês da Bíblia, na Diocese de Goiás. Foi um encontro muito interessante porque a história dessa diocese é uma história viva e o lema do Mês da Bíblia deste ano é “Porei em vós meu espírito e vivereis” (cf. Ez 37,14). Aproveitamos que estavam os líderes leigos e leigas, mais os diáconos, os padres e os bispos para falar que o Profeta Ezequiel pode proclamar palavras vivas de esperança, ele que era sacerdote e depois profeta, conseguiu transformar pela palavra de Deus um povo desanimado e sem perspectiva dando a eles esperança. Foi um encontro em que todos puderam refletir e participar intensamente”.

Para o bispo diocesano, Dom Jeová Elias, o encontro foi muito provocativo e animador.” Foi um momento profundo, importante, com uma dinâmica interessante também sempre com os cochichos (conversas em pequenos grupos) e tentando atualizar a palavra do Profeta Ezequiel”. O bispo comentou também que foi preparado um livrinho exclusivamente para a Diocese de Goiás com alguns encontros e uma celebração para o Mês da Bíblia, que contempla essa realidade do mundo, situações de conflito, situação ecológica, os problemas das enchentes vivenciados no Rio Grande do Sul, tentando, com isso, trazer essa palavra de esperança, de questionamento, de denúncias do Profeta Ezequiel para os nossos dias.

“Eu faço votos de que aqui na nossa diocese possamos vivenciar intensamente o Mês da Bíblia. Possamos mergulhar mais profundamente no livro do Profeta Ezequiel, beber dessa fonte bonita, trazer a sua mensagem para os nossos dias, renovar também a esperança, arrancar do peito esse coração de pedra, colocar um coração novo, deixar-nos mover pela paz de Deus, pelo espírito de Deus que nos anima, que renova a nossa esperança, que nos impulsiona a construir o reino de Deus em nossos dias”, destacou Dom Jeová.

Pe. Marques Alves Martins, coordenador diocesano de pastoral, disse que o encontro foi muito proveitoso e enriquecedor, um momento de interação das paróquias e que colaborou para ajudar a cumprir as metas pastorais da diocese. Maria Aparecida, por sua vez, da cidade de Itapuranga e da Cáritas Diocesana de Goiás, elogiou a formação feita pelo professor Joel e disse que todos que participaram são multiplicadores da palavra de Deus. “O encontro nos ajudou a aprofundar sobre o livro do Profeta Ezequiel já nos preparando para o Mês da Bíblia e isso é muito importante para todas as lideranças, uma vez que, agora, voltando para as bases, multiplicamos a palavra de Deus ouvida e refletida aqui”.

Novidade

Durante o encontro houve espaço também para os comunicados pastorais. Um deles foi sobre o novo site da Diocese de Goiás que está em construção e deverá ser lançado no próximo mês de setembro. A nova página na internet contará com mais facilidade de publicação de conteúdo e acesso às páginas pelos internautas, bem como mais visibilidade do conteúdo diocesano e integração com as paróquias, pastorais, movimentos e organismos. Haverá também destaque para vídeos, áudios e a Palavra do Bispo.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Diocese de Goiás