Lectio Divina com Dom Levi: purificar-se para gozar da glória de Deus

 

A mensagem do bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto, na segunda Lectio Divina, na noite de sábado (20) sobre a transfiguração (Lc 9,28b-36), foi a de que todos contemplem o céu. A transfiguração do Senhor, disse ele, “se deu para sentirmos como é bom o céu. Tão bom que Pedro queria ficar lá (Lc 9,33) na companhia do Senhor, de Moisés e de Elias”, disse o bispo. “Essa passagem é uma recordação de que vale a pena nós vivermos uma vida cristã, católica, mesmo uma vida com algumas privações, injustiças, para estar na companhia de Deus, pois um dia vamos gozar para sempre dele no céu”, completou.

Questionado sobre como devemos fazer para alcançar a Deus, Dom Levi explicou que primeiro precisamos nos purificar. “Somente uma pessoa purificada entra no gozo do céu. Nós sabemos, conforme a nossa doutrina, que a pessoa que não está purificada fica no purgatório até ser purificada”.
Outro ponto importante, conforme o bispo é nos atentarmos para a relação do sono dos apóstolos no Monte Tabor (transfiguração) e no Getsêmani, Horto das

Oliveiras (Mt 26, 36). “Na cena da transfiguração os apóstolos acordaram e viram a glória do Senhor. Alguns dias depois, no Getsêmani, após dormirem e acordarem, eles viram Jesus encarar a cruz e se apavoraram. É um contraponto interessante. O que aconteceu? O que mudou na vida desses apóstolos? Eles receberam primeiro a graça de Deus, de ver o seu corpo purificado para poder enfrentar depois o que viram no Getsêmani”, explicou Dom Levi.
A próxima Lectio Divina será no sábado (5), às 19h30, na Paróquia São João Evangelista, sobre a Parábola da Figueira.

 

LEIA TAMBÉM: Lectio Divina com Dom Levi: vencer as tentações é cumprir a obra de Deus em primeiro lugar

VEJA TODAS AS FOTOS