O promotor vocacional da Diocese de Itumbiara (GO), padre Luís Fernando Alves Ferreira, relata como está a questão vocacional naquela porção do Povo de Deus. Segundo ele, nos últimos três anos, o despertar para as vocações tem acontecido na diocese. “É notório o crescente número de jovens que procuram a diocese para falar sobre sua vocação e participar dos encontros de discernimento, alguns ingressam no seminário e outros passam pelos encontros vocacionais e optam pela vida matrimonial”.
Em 2015, oito jovens ingressaram no seminário: quatro no propedêutico, que é a etapa inicial e quatro no seminário maior. Ele ressalta, porém, que faltam leigos comprometidos. “Mesmo com o aumento das vocações sacerdotais, falta na diocese um laicato vocacionado, engajado e comprometido, ou seja, leigos que assumam sua vocação sacerdotal na Igreja herdada no Batismo”.
Padre Luís convida as paróquias a meditarem os números 10 a 13, da Constituição Dogmática Lumem Gentium. Ele alerta que é necessário urgente o despertar para as vocações laicais na Diocese de Itumbiara. “O Senhor que chama tantos jovens para o sacerdócio, outras tantas para a vida consagrada, é o mesmo que chama os leigos a servirem o Reino na sua realidade paroquial. Despertemos, portanto, para as vocações adormecidas! O Senhor chama a todos para servi-lo: ‘Servi a Cristo, o Senhor’” (Cl 3,24)!