Itinerário de formação com catequistas no regional

“A formação de bons catequistas é o desafio número um da Igreja no Brasil de hoje. São importantes as escolas catequéticas tão insistentemente solicitadas pelos catequistas e recomendadas pelo magistério” (CR 149)

O nosso regional há mais de quinze anos tem-se preocupado com a formação dos nossos catequistas. Para corresponder a necessidade de formação durante este tempo foi proposto escolas de formação. No período de um ano e meio a equipe da Escola Catequética juntamente com a Equipe Executiva da comissão de animação Bíblico-Catequética achou por bem repensar seu processo de formação, proporcionando princípios, critérios, conteúdos e linhas metodológicas que facilitem o processo permanente da educação da fé a partir das recentes orientações da Igreja.

A formação se constitui num grande desafio no hoje de nossa história contemporânea onde os valores são questionados e a dimensão da fé cada vez mais fragmentada.

O Diretório Nacional de Catequese aponta para estes desafios afirmando que: “O momento histórico em que vivemos, com seus valores e contravalores, desafios e mudanças, exige dos evangelizadores preparo, qualificação e atualização. Nesse contexto, a formação catequética de homens e mulheres ‘é prioridade absoluta’” (DGC 234). Os recentes documentos da Igreja estimulam a formação inicial e permanente dos seus agentes: “Qualquer atividade pastoral que não conte, para a sua realização, com pessoas realmente formadas e preparadas coloca em risco a sua qualidade” [DGC 234; cf. CDC 773 a 780] (cf.DNC, n.252).

Este contexto desafiante exige uma revisão profunda da maneira de educar na fé e, por isso mesmo, da formação do catequista. É imperativo elaborar uma educação na fé que forje uma identidade cristã sólida, com uma consciência lúcida de ser discípulos e missionários de Jesus Cristo na comunidade.

A partir destas necessidades apresentamos uma nova escola para a formação dos catequistas do nosso regional centro-oeste da CNBB. Dentro da proposta da Iniciação à vida cristã, oferecemos um itinerário de formação para os catequistas utilizando-se da metodologia e a pedagogia da Iniciação à Vida Cristã de inspiração catecumenal.

A inspiração catecumenal, que remonta ao início da Igreja e à época dos Santos Padres, é uma ação gradual e se desenvolve em quatro tempos, como é apresentado no Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (n. 6-7: DGC 88).

Por isso este itinerário de formação contemplará os quatro módulos a parir dos quatro tempos do RICA: Pré-catecumenato, aprofundando o querigma como elemento central da nossa catequese. Catecumenato, como tempo de aprofundamento da mensagem, pedagogia e metodologia da catequese de iniciação à vida cristã de inspiração catecumenal. Purificação e Iluminação que deseja tocar o coração do catequista, a partir da Palavra de Deus e o aprofundamento dos sacramentos, intensificando a conversão e a vida interior. E o quarto módulo a Mistagogia como tempo oportuno para aprofundar a espiritualidade de forma integral.

No mês de janeiro nos dias 19 a 22 aconteceu o primeiro módulo sobre o Querigma com a professora Mercedes contando com a presença de trinta catequistas advindos do nosso regional Centro-Oeste e contamos com a presença de duas catequistas de Campo Grande que para nós foi motivo de grande alegria.

Os nossos dias de formação se deu a partir do nosso objetivo central priorizando uma formação a partir da metodologia vivencial-teórico-celebrativo.

A Missão principal da formação é ajudar os membros da Igreja a se encontrar sempre com Cristo, e assim reconhecer, acolher, interiorizar e desenvolver a experiência e os valores que constituem a própria identidade e missão cristã no mundo. Por isso, a formação obedece a um processo integral, ou seja, compreende várias dimensões, todas harmonizadas entre si em unidade vital. Na base dessas dimensões está a força do anúncio querigmático (cf. DAp, n. 279).

Esperamos com alegria todos e todas as catequistas para o segundo módulo que acontecerá em julho entre os dias 25 a 28 para aprofundarmos sobre o catecumenato.

Pe. Eduardo Calandro Assessor da Comissão de
Animação Bíblico-Catequética Regional Centro-Oeste