A I Ampliada Bíblico-Catequética do Regional Centro-Oeste da CNBB, realizada nos dias 15 a 17 de março, no Convento Mãe Dolorosa, em Goiânia, teve a participação de 35 catequistas de dez das 12 dioceses do regional. Pe. Wagner Carvalho, assessor da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, assessorou o evento. Entrevistado logo após a Ampliada, ele explicou que a espiritualidade do catequista, tema da Ampliada, ajuda na realização da missão de educar e transmitir a fé.
Durante o evento, Pe. Wagner também refletiu com os participantes sobre como a espiritualidade ajuda o catequista iniciante e aqueles que já são atuantes na comunidade de fé. Outro ponto abordado por ele foi a meditação sobre o catequista mistagogo ou místico na figura de Pedro e Simão. “Buscamos identificar quais são os sinais concretos e elementos necessários para fortalecer esta espiritualidade na vida do catequista”. Ele destacou ainda que o evento foi muito proveitoso. “Houve uma participação muito positiva, muito afetuosa e efetiva. Ao mesmo tempo a percepção de um regional que tem caminhado a passos largos neste processo de formação dos nossos catequistas”.
Para Roseli Gonçalves, da Diocese de Ipameri, o encontro foi um “revigorar” na missão de evangelizar crianças, jovens e adultos. “Conforme disse Pe. Wagner, voltamos revigorados sendo um pouco Simão, Pedro, Marta e Maria”.
“Participar do Encontro de Espiritualidade do Catequista foi um momento de enriquecimento, aprofundamento e de me ajudar a avaliar e avançar na espiritualidade. O assessor demonstrou muito conhecimento, sabedoria e didática. Os momentos de convivência com outros catequistas que estão na caminhada muito me enriqueceram e proporcionaram uma troca de experiências através das partilhas. O lugar é acolhedor e possibilitou paz e serenidade. Foi uma benção!”, disse a catequista Maria Cláudia, da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia.