“Homilia é um tema que sempre exigirá zelo por parte do sacerdote”, destaca Dom Marcony em Atualização Regional dos Presbíteros

Neste dia 16 de maio, a Comissão de Presbíteros do Regional Centro-Oeste da CNBB realizou sua 3ª Atualização dos Presbíteros, com o tema “Homilia – formação e arte de comunicar”. O evento aconteceu na Paróquia São José Operário, em Anápolis, e reuniu sacerdotes de todas as dioceses do nosso regional (Igreja em Goiás e no Distrito Federal). Dom Marcony Vinícius, arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil e bispo referencial da Comissão de Liturgia Regional, assessorou a formação.

Durante sua fala, Dom Marcony apresentou um histórico da vida da Igreja, desde o Cristo Jesus, passando pelos apóstolos e padres da Igreja, chegando à Idade Média e séculos seguintes até o Concílio Vaticano II. O arcebispo trabalhou ainda com os sacerdotes, as diversas advertências dos papas para este importante momento da celebração que é a homilia, considerada a continuação da Palavra de Deus.

Com relação à dimensão teológica, Dom Marcony destacou que “a homilia deve sempre versar sobre as leituras ou orações do dia”. Ele terminou ressaltando que “os aspectos pastorais que hoje nos desafiam exigem preparação atenta, para que a homilia seja simples, profunda, breve e adaptada aos fiéis que participam. É um tema que sempre exigirá zelo por parte do sacerdote para que seja uma exortação que leve os ouvintes a uma maior intimidade com a Palavra, para testemunhá-la na vida”, concluiu.

Para Dom Francisco Agamenilton, bispo referencial dos Ministérios e Vida Consagrada do Regional Centro-Oeste, o encontro foi satisfatório, uma vez que reuniu sacerdotes de todas as dioceses do regional e com isso, favoreceu o entrosamento e o fortalecimento de vínculos. “Sabemos que a amizade sacerdotal e a vivência da fraternidade são muito importantes na vida espiritual e humana em todos os sentidos para o padre”. Ele também apontou como outro aspecto positivo o tema desenvolvido pelo assessor. “A homilia é um aspecto do ministério da palavra exercido pelo padre e Dom Marcony ajudou-nos bastante com as suas colocações, seja recortando alguns conceitos básicos da homilia, seja motivando a vivência dessa dimensão do nosso ministério com toda a nossa força e empenho”.

Para o diácono Elrieris Ramos, da Diocese de Rubitaba-Mozarlândia, o dia de formação foi bastante proveitoso e fraterno. “Foi um dia de atualização deste tema tão importante que é a homilia. Durante a formação foi retomado o sentido original e atual da pregação da palavra de Deus na homilia de modo que possamos comunicar bem a Palavra nos tempos de hoje. O momento também foi fraterno, de estar junto com os outros padres do nosso regional”.

O padre Vilmar Barreto, da Arquidiocese de Goiânia, disse que o tema de estudo foi muito importante porque é através da homilia que o sacerdote apresenta Jesus. “Foi muito importante porque estudamos a verdade de Cristo, a partir da tradição da Igreja e do momento atual de modo que levamos essa bagagem para ser aplicada em nossas paróquias”.

Padre Márcio Jean da Silva, coordenador da Comissão Regional de Presbíteros, disse que a formação foi rica em conteúdo e o tema muito propício para a atualização dos padres do regional. “Esse tema é uma preocupação da Igreja quanto ao conteúdo a ser tratado nas homilias, isto é, como fazer uma homilia que de fato leve a pessoa ao encontro com Jesus e a uma verdadeira conversão. Por isso, esse encontro é muito rico e as falas do Dom Marcony nos ajudam muito a perceber o quanto precisamos dessa atualização que nos orienta de fato. Até mesmo como perceber a temática da homilia, não deixando e nem excluindo nenhuma parte que seja importante: primeira leitura, segunda leitura, salmo e evangelho, por isso é um encontro muito proveitoso”, disse.

Fotos: Telma Renata/Pascom Diocese de Anápolis