Nesta quinta-feira (23) os bispos do Regional Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal) da CNBB elegeram a sua nova presidência para o quadriênio 2015-2019. O bispo de Uruaçu (GO), dom Messias dos Reis Silveira, foi eleito presidente. Ele já estava nessa função desde junho de 2014, quando dom José Luiz Majella Delgado foi transferido da Diocese de Jataí (GO) para a Arquidiocese de Pouso Alegre (MG). Além de presidente do Regional, dom Messias foi eleito também membro do Conselho Permanente da CNBB “Nacional”.
Para a função de vice-presidente do Regional, foi eleito o bispo de Anápolis (GO), dom Frei João Wilk, OFMConv. E para secretário, o bispo auxiliar de Goiânia, dom Levi Bonatto. Dom Messias pede a oração de todos. “Conto com a oração de todos para que possamos cumprir bem essa nova missão”.
Dom Messias dos Reis Silveira – Bispo de Uruaçu-GO
Natural de Passos (MG), nasceu no dia 25 de dezembro de 1958. Foi ordenado sacerdote no dia 11 de agosto de 1992 em Alpinópolis (MG). Sua nomeação episcopal se deu no dia 3 de janeiro de 2007 pelo papa Bento XVI e foi ordenado em 11 de março do mesmo ano em Guaxupé (MG). Estudou filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP) e teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP).
Como bispo, já foi referencial para a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e assumiu a presidência do Regional Centro-Oeste em 2014, função que agora foi eleito até 2019. É bispo de Uruaçu desde 25 de março de 2007. Seu lema episcopal é “Permanecei em mim” (Jo 15, 4).
Dom Frei João Wilk, OFMConv – Bispo de Anápolis-GO
Nasceu no dia 18 de setembro de 1951, na Polônia. Frade Menor Conventual, foi ordenado padre no dia 24 de junho de 1976, em Assis, na Itália e nomeado bispo em 28 de janeiro de 1998 e ordenado em 4 de abril do mesmo ano em Formosa (GO). Estudou filosofia no Seminário Maior dos Frades Menores Conventuais, em Cracóvia, capital da Polônia (1969-1972) e teologia na Pontifícia Faculdade Teológica São Boaventura Seraphicum (1972-1975) em Roma, Itália. É ainda especialista em Cristologia e Espiritualidade e Fontes Franciscanas.
Entre suas atividades episcopais, já foi bispo de Formosa (1998-2004); responsável pela Pastoral da Comunicação no Regional Centro-Oeste; membro do Conselho Fiscal da CNBB; membro da Comissão da Campanha para a Evangelização. Seu lema episcopal é “Para que o Amor seja amado”.
Dom Levi Bonatto – Bispo auxiliar de Goiânia-GO
Filho de São José dos Pinhais (PR), dom Levi Bonatto nasceu em 6 de dezembro de 1957. Estudou filosofia no Studium Generale da Prelazia, em São Paulo (SP) e teologia na Pontifícia Universidade Santa Cruz, em Roma. Tem ainda doutorado em Economia pela Universidade Federal do Estado do Paraná (1981) e em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz, de Roma (1995). Foi ordenado padre em 15 de setembro de 1995, na Basílica de Santo Eugênio, em Roma. Após uma breve passagem por Madri, na Espanha, retornou ao Brasil designado para trabalhos pastorais na Prelazia da Opus Dei, em São José dos Campos (SP), onde foi capelão do Centro Universitário Esplanada e do Centro Cultural Alfa. Por último, antes de ser ordenado bispo, foi capelão do Centro Cultural “Marumbi”, coordenador da Sociedade Sacerdotal “Santa Cruz” no Estado do Paraná e confessor no Seminário Maior “São José”, da Arquidiocese de Curitiba (PR). Foi nomeado bispo auxiliar de Goiânia em 8 de outubro de 2014 pelo papa Francisco e ordenado em São José dos Pinhais em 14 de dezembro do mesmo ano sob a imposição das mãos do Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, CP. Começou o ministério em 26 de janeiro de 2015. Seu lema episcopal é “Não a minha vontade, mas a tua”.