Diversos temas do itinerário vocacional como, Liberdade e maturidade humana; Vida consagrada e religiosa; Resposta pessoal a exemplo do Fiat de Maria; a identidade e a missão do sacerdote, entre outros, compuseram o 2º Fiat Masculino, da Diocese de Anápolis, que aconteceu nos dias 7 a 9 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O evento, cujo nome traduzido do latim significa Faça-se, reuniu 58 jovens, de 23 paróquias.
Desenvolvido em formato de retiro, o encontro vocacional teve ainda momentos de formação e de partilhas, além das celebrações litúrgicas da Santa Missa e da Liturgia das Horas. Os jovens também tiveram a oportunidade de conhecer melhor a vocação sacerdotal, expressa nas dimensões da espiritualidade diocesana, religiosa e consagrada. Neste ano, participaram do encontro os padres responsáveis pela formação nos seminários Maior e Menor da Diocese: Edmilson Luiz, Danilo Malta, Diego Spagnolo e João Paulo Cardoso; frei Jair, da Ordem dos Frades Menores; diácono Alexandre Maria, da Ordem dos Cônegos Regulares; e os missionários Airton, Mateus, Marcos e o seminarista Cássio Caetano, da Comunidade Católica Nova Aliança.
Para o reitor do Seminário Menor da diocese e coordenador do encontro, padre Danilo Malta, o Fiat é uma oportunidade para cada jovem conhecer melhor a vocação sacerdotal, e assim, poder discernir a vontade de Deus para sua vida, dando uma resposta consciente e concreta ao chamado divino. No final do encontro, ele ressaltou ainda, que devemos agradecer a Deus pelo dom de tantas vocações sacerdotais na Igreja de Anápolis, e destacou que encontros como esse contribuem para a disseminação da cultura vocacional nesta Igreja particular.
A Pastoral Vocacional promove anualmente duas edições do Fiat. No primeiro semestre, em junho, ocorreu a edição Feminina, com a participação de moças e o envolvimento das religiosas e missionárias consagradas. No segundo semestre, ocorre sempre o Fiat Masculino.
A organização do evento teve a participação de sacerdotes, religiosos, missionários consagrados, seminaristas e os leigos-membros da Pastoral Vocacional nas paróquias da diocese.
Fonte: Diocese de Anápolis