Festa do Divino Pai Eterno recebeu 2,7 milhões de romeiros

 

Cerca de 2,7 milhões de pessoas passaram por Trindade, durante os dez dias da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, que se encerrou no último dia 3, com duas grandes celebrações – a Missa Solene e a Missa de Encerramento. A Missa Solene, na manhã de domingo, foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, e concelebrada pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz; pelo arcebispo emérito, Dom Antonio Ribeiro; pelo bispo auxiliar, Dom Levi Bonatto; pelo arcebispo do Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães; pelo Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, padre Robson de Oliveira; pelo reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Ednisio Pereira e outros religiosos. Já a celebração final começou no fim da tarde, com a Procissão Luminosa saindo da Igreja Matriz até o Santuário Basílica, onde foi realizada a Missa de Encerramento da Festa, presidida pelo Pe. Robson e celebrada na Praça, devido ao grande número de fiéis presentes.

Cineteatro

A Romaria deste ano trouxe muitas novidades aos romeiros. Entre elas, o início das atividades do Cineteatro Afipe que apresentou uma programação diversificada com palestras, apresentações musicais, exibição de filmes, pregações e adoração ao Santíssimo Sacramento. O objetivo era tornar a passagem dos fiéis peregrinos, por Trindade, ainda mais especial para que eles saiam com a fé fortalecida.

A programação foi encerrada também no último domingo, quando foi realizada a inauguração oficial do espaço, com a presença de Dom Giovanni D’Aniello, Dom Washington Cruz e Pe. Robson de Oliveira. E ainda autoridades civis: Marconi Perillo, governador do Estado de Goiás; e Jânio Darrot, prefeito de Trindade. Após o descerramento da placa e a bênção, eles realizaram uma visita pelo Cineteatro, cuja programação cultural terá continuidade e será mais uma opção de entretenimento e oração para os trindadenses. Em seguida, a apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia marcou o encerramento das atividades da Romaria e emocionou o público.

Papa em Trindade

Outro destaque deste ano foi a campanha “Papa Francisco, venha a Trindade”. Os filhos e filhas do Pai Eterno se uniram pela vinda do Santo Padre à Capital da Fé de Goiás. No período da Romaria, foram montados quatro pontos de coleta, onde milhares de romeiros assinaram a súplica e ainda puderam fazer uma foto com a imagem do Papa Francisco em tamanho real.

A iniciativa aumentou a expectativa para que o pontífice atenda a este pedido dos milhares de filhos e filhas do Divino Pai Eterno. A campanha continua e as assinaturas podem ser feitas pelo portal www.paieterno.com.br e também através da carta mensal enviada pelo Pe. Robson de Oliveira aos associados da Afipe – Associação Filhos do Pai Eterno.

Misericórdia

“O Pai Eterno é Misericordioso” foi o tema da Romaria 2016 e levou aos romeiros a se aprofundarem no imenso amor do Divino Pai Eterno. O objetivo era também despertar a misericórdia divina no coração dos cristãos, para que eles saibam fazer o bem ao próximo e se afastar dos sentimentos egoístas. A escolha do tema vai ao encontro da proposta do Ano Santo da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco, que pontuou este Jubileu como uma oportunidade de reconhecermos o amor de Jesus por nós, pois Ele “nos carrega aos Seus ombros e nos traz de volta à casa do Pai”. A Romaria do Divino Pai Eterno é o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Pai Eterno.

Fonte: Afipe. Foto do público: Caio Cézar