Com o objetivo de refletir e aprofundar o Ano da Misericórdia e apontar caminhos e ações evangelizadoras para a Pastoral Bíblico-Catequética, nos dias 11 a 13 de março, aconteceu a 1ª Ampliada de Catequese, na Casa de Retiros Jesus Crucificado, em Goiânia. O evento reuniu as dioceses de Jataí, Ipameri, Luziânia, Brasília, Uruaçu, São Luís dos Montes Belos, Goiás, Itumbiara e Rubiataba-Mozarlândia. Participou também o bispo de Goiás e referencial para a catequese no regional, Dom Eugênio Rixen.
Segundo a coordenadora regional da Pastoral Bíblico-Catequética, irmã Eliana Maria Gomes, durante o evento procurou-se “encontrar respostas para vivenciar melhor o Ano Santo da Misericórdia pela dimensão catequética”. A partir do tema, “Manso e misericordioso Jesus” e subtema, “A dimensão bíblico-catequética da misericórdia”, foram estudados os seguintes pontos: misericórdia na Sagrada Escritura, aprender com Jesus a ser misericordioso, encaminhamentos práticos para a ação da Animação Bíblico-Catequética do regional, o rosto da misericórdia, misericordiosos como o Pai (fundamento), abrir as portas da misericórdia; passos pela Porta Santa, olhos de misericórdia e testemunho.
As reflexões levaram ainda os coordenadores a pensarem sobre a prática da misericórdia a partir da catequese. “O papa Francisco propõe ao povo cristão a redescoberta das Obras da Misericórdia corporais e espirituais, e que busquemos cada vez mais o coração do evangelho, base do nosso julgamento (Mt 25). Somos acolhedores na catequese de nossas paróquias e comunidades? O que podemos melhorar em nossa ação evangelizadora? São perguntas pertinentes para a nossa conversão”, comentou a religiosa.
Durante o encontro houve também missas, momentos de oração, reflexão, plenárias, trabalhos em grupos, partilhas de experiências. A assessoria ficou por conta da irmã Maria Aparecida Barbosa, da Congregação Imaculado Coração de Maria. As reflexões foram iluminadas pela Bula de Proclamação Misericordiae Vultus, do Jubileu Extraordinário da Misericórdia e pelos documentos do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, entre eles, o “Caminhos para a ação evangelizadora da catequese nas dioceses”.